Um homem, de 39 anos, após quebrar equipamentos da Unidade de Pronto Atendimento Antônio Zanaga, em Americana (SP), neste domingo (12), e gerar um prejuízo de R$4,5 mil ao PA.
De acordo com o boletim de ocorrência, os guardas foram acionados ao PA do Zanaga, pois no local havia um homem alterado quebrando a unidade de saúde.
Ao chegarem no local, os guardas encontraram o paciente jogado no chão. O homem relatou aos policiais que chegou à unidade com dores e não foi atendido, por isso teria vandalizado o local. O vidro da entrada da unidade foi trincado, um computador foi jogando do chão, uma uma lixeira foi danificada e o suspeito ainda espalhou lixo por toda a unidade de saúde.
Em nota, a prefeitura afirmou que o paciente deu entrada às 12h48 e que o atendimento por um médico plantonista aconteceu às 12h56. Na sequência, o paciente teria recusado receber o atendimento da enfermagem, momento em que começou a vandalizar o local. Pacientes que estavam no PA foram embora sem atendimento devido a confusão.
O coordenador da unidade de saúde informou que o ato de vandalismo causou um prejuízo de cerca de R$4,5 mil.
O homem foi encaminhado ao plantão policial de Americana, onde foi autuado em flagrante por dano ao patrimônio público.