Uma denúncia anônima feita ao telefone 190 da Polícia Militar de Piracicaba (SP), nesta segunda-feira (25), dando conta de que um homem estaria abandonado em um imóvel da Rua Tiradentes, na área central, fez com que policiais militares da 4ª Companhia deparassem com um cenário lamentável e muito triste.
Numa cama, dentro de um quarto desprovido de iluminação, estava um homem, de 52 anos, aparentando visível estado de desidratação, com um fralda suja de fezes e urina, portador de doença mental e sem condições de andar – ora ele fica na cama, ora na cadeira de rodas.
Com muita sede, inclusive ele teria tomado três garrafinha de água de 500 ml cada, as quais foram oferecidas por uma testemunha, e sem estar alimentado, ele se encontrava no meio de lixos espalhados por todos os cômodos, em cima de móveis, cascas de frutas também espalhadas, banheiro sujo, fraudas sujas espalhadas pelo local, geladeira com comida estragada, e o tempo todo ele, agarrado a um boneco do personagem Chico Bento, sem conseguir falar direito, pedia algo de comer.
No local, além da vítima, havia um cuidador que aparenta ser idoso e que explicou à polícia que ajuda a vítima há 35 anos, desde que a mãe e uma tia morreram. Porém, ele (cuidador) desabafou que não tem mais condições físicas para continuar.
“Desanimei, porque é muito difícil limpar essas coisas. Mas ele toma banho todos os dias e pego comida num restaurante”, dizia ele para a equipe do Rápido No Ar, no local, enquanto a PM registrava a ocorrência.
O cuidador forneceu dois contatos de parentes da vítima e uma policial conseguiu falar com um primo, que alegou não poder ir ao imóvel naquele momento – teria feito pouco caso. Foi acionada uma equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e o caso seria apresentado na Polícia Civil. Também foi providenciado atendimento médico para o morador. O cuidador disse que nunca foi registrado.

