Ícone do site Rápido no Ar

Holanda é o primeiro país europeu a não ter cachorros de rua abandonados

A Holanda se tornou o primeiro país do mundo a não ter cachorros na rua após aplicar um programa de políticas públicas de castração e vacinação dos animais em situação de rua. O programa batizado de CNVR – sigla para Collect, Neuter, Vaccinate, Return, em inglês, que significa coletar, castrar, vacinar e devolver, começou há alguns anos.

Para que fosse contido o aumento de cães de rua, foi necessário castrar os que já estavam abandonados pelas cidades do país e mais de 75% dos cães foram esterilizados em poucos meses. Durante o programa, algumas leis nacionais foram alteradas para que todos os animais fossem direcionados para um espaço adequado, com isso uma norma de bem-estar animal foi implementada.

Se alguém fosse pego abandonando animais, maltratando ou negando auxílio, seria multado em até US$ 16mi, cerca de R$ 85 mil e poderia passar até três anos preso. A nova legislação também aumentou os impostos sobre animais comprados em lojas com o objetivo de incentivar as pessoas a adotar ao invés de comprar um cachorro.

Graças ao programa cada cão registrado ganhou um lar e o país se tornou o primeiro a tirar os cachorros de rua do abandono.

teste
Sair da versão mobile