O Rápido no Ar decidiu mostrar uma curiosidade aos internautas sobre os helicópteros utilizados pelas polícias Civil e Militar do Estado de São Paulo. A primeira matéria destaca o helicóptero Pelicano, pertencente à Polícia Civil.
A aeronave do serviço aerotático é um helicóptero modelo Esquilo, empregada em diversas ações da Polícia Civil, como transporte de pessoas e autoridades, transporte de órgãos humanos, além de apoio aéreo às equipes de solo durante ocorrências em andamento, em busca de criminosos, fornecendo visão aérea em áreas de mata e locais fechados, como comunidades. A base do helicóptero Pelicano fica no Aeroporto Campo de Marte, na capital paulista.
Nesta semana, a aeronave esteve em Limeira e transportou o secretário executivo de Segurança Pública, Paulo Maurício Maculevicius, para a cerimônia de inauguração do 4º Distrito Policial de Limeira. O helicóptero pousou na praça da rotatória da Taba do Brasil, local onde está situada a nova unidade policial.
Após o término da cerimônia, a autoridade retornou à aeronave, que decolou novamente com destino a São Paulo.
O helicóptero é pilotado pelo delegado de polícia Felipe, acompanhado por um copiloto e um tripulante. Todos os ocupantes da aeronave permanecem armados, para eventual necessidade de emprego de arma de fogo.
Conhecido como o Pelicano, o helicóptero é bastante reconhecido na capital paulista por atuar em grandes operações conduzidas por delegacias especializadas e dar suporte a ações da Polícia Civil em busca de suspeitos em locais de difícil acesso e na realização de salvamento de pessoas. Um dispositivo aéreo e rápido, de extrema necessidade para salvar vidas e letal para enfrentar a criminalidade.

