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GWM vence VW em disputa judicial e pode trazer “Fusca elétrico” ao Brasil

GWM/Divulgação

A disputa judicial entre a Great Wall Motors (GWM), uma das líderes no mercado de veículos elétricos na China, e a Volkswagen (VW) ganhou um novo capítulo no Brasil. A GWM conseguiu reverter uma decisão judicial que impedia o registro de dois de seus modelos no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Com a revogação da liminar, a empresa chinesa pode agora considerar a introdução no mercado brasileiro dos modelos Ora Punk Cat e Ora Ballet Cat, ambos inspirados no clássico Fusca.

Esses modelos, apesar de ainda não comercializados no Brasil, destacam-se pelo design que evoca o icônico carro da VW, que parou de ser produzido no país em 1996. A decisão recente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região favorece a GWM, que argumentou contra a acusação de concorrência desleal alegada pela VW, enfatizando que a ausência de produção atual do Fusca elimina o risco de confusão ou prejuízo econômico.

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O desenrolar da questão judicial evidencia um ponto crucial: enquanto a VW sustentava que os modelos da GWM eram uma “cópia escancarada” do Fusca, a GWM reconheceu a inspiração no legado da VW, mas defendeu a evolução e aprimoramento no design de veículos como um benefício para a sociedade e a indústria automobilística em geral. O caso ainda aguarda mais desenvolvimentos, visto que a VW apresentou um embargo de declaração, pendente de julgamento.

Ainda que a decisão judicial seja um passo positivo para a GWM, representantes da empresa na China mencionaram que o modelo Ora Ballet Cat não teve sucesso esperado em seu mercado doméstico, o que pode influenciar a decisão de trazê-los para o Brasil. Este cenário deixa uma incógnita sobre o futuro desses modelos elétricos no mercado nacional.

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