Ícone do site Rápido no Ar

Guardas de Limeira capturam dois pitbulls que estavam soltos próximo da APAE

Foto: Wagner Morente

Dois cães da raça pitbull, que estavam soltos nas proximidades da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), de Limeira (SP), foram capturados, nesta tarde de quinta-feira (19), por uma equipe da GCM (Guarda Civil Municipal).

A equipe, que atua no Canil da GCM, composta pelos agentes Ragonha, Silva e Sobrinho, foi acionada por funcionários da instituição, e por munícipes, após a informação de que os dois cães estavam soltos na Avenida Antônio D’Andrea.

 

Segundo relatos, os animais circulavam pela via oferecendo risco potencial de ataque à crianças, especialmente devido a proximidade com a entidade, além de representar perigo a outros animais que transitassem pelo local.

Com experiência em treinamento e manejo de cães, os guardas conseguiram se aproximar com segurança e realizar a contenção dos animais utilizando guia e colar de elos, cedidos por vizinhos do local.

Apesar de aparentemente mansos, os agentes alertaram que qualquer cão pode apresentar reações de estresse ou medo, podendo atacar em determinadas situações.

Ainda segundo a equipe, movimentos bruscos, como crianças correndo, podem ativar o instinto de caça do animal, levando a uma possível reação. Os guardas destacaram que esse comportamento não está relacionado exclusivamente à raça Pitbull, mas pode ocorrer com qualquer cachorro.

A Secretaria de Proteção Animal foi acionada para avaliar a situação e adotar as providências cabíveis. A ocorrência segue em andamento.

Sair da versão mobile