Ícone do site Rápido no Ar

Guarda Municipal de Rio Claro aposenta cão Thor após 8 anos de serviço

Na próxima segunda-feira (15), dia em que a Guarda Civil Municipal de Rio Claro completará 21 anos de fundação, o cão de faro Thor será aposentado oficialmente após oito anos de serviços prestados ao canil da corporação.

O coordenador do canil da Guarda Municipal, Ricardo Palma, comenta que o cão Thor – um pastor belga malinois – participou de diversas ocorrências com apreensões que foram destaques na região. “Podemos destacar o auxílio do Thor na apreensão de drogas ocorrida em Ipeúna, quando mais de uma tonelada de cocaína foram encontrados escondidos em pisos cerâmicos e localização de entorpecentes e armas em bairros de Rio Claro”.

Além de auxiliar nas ocorrências, o cão Thor participou de apresentações e palestras em empresas e escolas sobre ataques de cães.

Com 13 anos de atividade, o canil da Guarda Civil de Rio Claro se tornou referência no estado de São Paulo, com integrantes que ministram cursos para formação de profissionais nas guardas municipais de Araras, Americana, Artur Nogueira, Charqueada, Cosmópolis, Limeira, Leme, São Pedro, Ribeirão Preto, entre outras.

A equipe do canil conta com oito guardas civis, todos com curso de cinofilia e especialização em áreas como adestramento, detecção de drogas, armas e explosivos, figuração e proteção. Médico veterinário também integra o grupo de GCM’s do canil.

Além de Thor, o canil da GCM tem ainda outros quatro pastores belgas malinois – Thor, Safira, Athila, Ágatha e Zeus. Os filhotes Phanton e Mas, da raça pastor holandes, completam a equipe de sete animais.

Os cães têm participação ativa nas ações de segurança da cidade e trabalham em eventos esportivos, festas populares, desfiles cívicos. São treinados para agir em casos de distúrbios civis e para farejar entorpecentes, entre outras atividades.

teste
Sair da versão mobile