Duas cubanas foram detidas pela Guarda Municipal de Campinas na tarde de terça-feira (22), suspeitas de abandonar um recém-nascido no estacionamento de uma igreja na Vila Industrial.
O bebê foi encontrado na noite de domingo (20) por uma pastora, que o levou para sua casa, deu-lhe banho e o vestiu. A Guarda Municipal foi acionada na manhã de segunda-feira (21).
Após o resgate, o recém-nascido foi encaminhado à Maternidade de Campinas. Uma avaliação médica indicou que ele tem entre 7 e 10 dias de vida. Atualmente, o bebê está sob os cuidados da instituição.
As suspeitas, que estão no Brasil há quatro meses, foram localizadas em uma casa de câmbio. Uma delas é identificada como a mãe biológica do bebê e estava acompanhada de sua filha de 8 anos no momento da detenção. Na residência da suposta mãe, outras duas crianças, de 1 e 11 anos, foram encontradas. A motivação para o abandono ainda não foi esclarecida.
Imagens de uma câmera de segurança mostram o momento em que as mulheres caminhavam e uma delas, com a criança no colo, entra no estacionamento e sai logo em seguida, já sem o bebê.
Ambas serão encaminhadas ao 1º Distrito Policial (DP) de Campinas para prestar esclarecimentos.