A Guarda Civil de Piracicaba (SP), por meio do Grupamento de Patrulhamento Aquático (GPA), flagrou, nesta quinta-feira (26), um descarte irregular de efluentes – com cheiro e coloração de esgoto doméstico -, no ribeirão Tijuco Preto, em ponto localizado no município de Rio das Pedras (SP).
O Tijuco Preto deságua no rio Piracicaba. A Guarda Civil acionou a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e já oficiou o caso ao Ministério Público.
Após receber denúncia de moradores de Tupi, em Piracicaba (SP), sobre resíduos no ribeirão Tijuco Preto, que também passa pelo bairro, o Grupamento Aquático passou a investigar a origem do descarte e chegou até a ponte sobre o ribeirão, na rua Cristina Taranto Pariz, s/n°, em Rio das Pedras.
No local foi constatado o descarte irregular. De acordo com os guardas-civis, nesse ponto há um vazamento em uma espécie de caixa de inspeção, numa tubulação de coleta de esgoto que está localizada na margem esquerda do ribeirão.
Em julho deste ano, o descarte irregular também no ribeirão Tijuco Preto, feito pela Usina São José, de Rio das Pedras, causou a mortandade de toneladas de peixes no rio Piracicaba e na região do Tanquã, também em Piracicaba. A usina foi multada em R$ 18 milhões pela Cetesb.