Ícone do site Rápido no Ar

Governo está de olho na venda do brinquedo ‘hand spinner’

O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, vai investigar irregularidades na venda do brinquedo ‘hand spinner’, que virou febre nacional entre o público infantil.

Pelas normas brasileiras, todos os brinquedos precisam passar obrigatoriamente por avaliação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e receber o selo do órgão.

PUBLICIDADE

Apesar de não haver registro de acidentes no Brasil, relatos de acidentes em outros países ligaram o alerta do Departamento. Foram registrados casos como engasgos, cortes na face e até lesões nos olhos, devido ao impacto do brinquedo.

De acordo com vendedores, o spinner ajudar aliviar tensões e combate o estresse. Já para o Instituto, o brinquedo precisa cumprir os requisitos técnicos definidos por portarias vigentes sobre o tema e deve ser submetido aos ensaios previstos pelo processo de certificação, para assim receber um selo da conformidade do Inmetro.

Para abrir a investigação, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) também se baseou em um alerta emitido pelo Inmetro sobre o spinner.

Sair da versão mobile