Ícone do site Rápido no Ar

Governo de São Paulo realiza formatura de 305 delegados e reduz déficit da carreira em todo o estado

Foto: SSP

O governo de São Paulo formou nesta quinta-feira (7) 305 delegados, uma das maiores turmas para a carreira da história do estado. A cerimônia foi realizada no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.

“Tem uma coisa comum a todas as pessoas que vivem em São Paulo: a necessidade de Segurança Pública. Nós precisamos da Segurança Pública porque não tem progresso sem ordem. E vocês, delegados, vão garantir a grandeza de nosso estado”, disse o governador, Tarcísio de Freitas, durante a cerimônia. “Neste cenário, o crime organizado foi crescendo e se infiltrou em atividades lícitas para lavar dinheiro. É um desafio, mas nós estamos preparados. Nós temos uma polícia que vem se estruturando e impondo insucessos ao crime”, afirmou o governador.

Com o novo contingente de delegados formados, o déficit no cargo reduzirá de 30% para 20%. Os novos policiais vão recompor o efetivo nas delegacias de todo o estado a partir da próxima semana, quando será realizada a distribuição conforme a análise e planejamento da Delegacia Geral de Polícia.

“Tenho certeza de que a partir de hoje a Polícia Civil do Estado de São Paulo entra em um novo ciclo por conta desses 305 novos delegados de polícia que vão reforçar demais o trabalho da polícia judiciária em nosso estado”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite.

A atual turma de delegados passou seis meses em formação na Academia de Polícia (Acadepol). Essa é a primeira vez os policiais recebem o título de especialistas em direitos humanos, sendo esse tema uma das principais referências do curso. Os alunos também tiveram aulas de inquérito policial e investigação — com atividades práticas de casos reais —, além de curso de armamento e tiro, conduta, defesa pessoal, gestão pública e outras.

A diretora da Acadepol, Márcia Heloísa Mendonça Ruiz, explicou que a turma teve uma formação ampla, com muito conteúdo e atividade, estando pronta para exercer suas funções nas delegacias. “Eles estão prontos para sair daqui e ir fazer a diferença na Polícia Civil e na vida dos cidadãos”, afirmou. Para ela, esses novos delegados representam uma recomposição de efetivo em todo o estado, sobretudo no interior, e “com certeza vão aliviar a sobrecarga, os plantões e o trabalho como um todo”.

Maior nomeação da história

O governo de São Paulo realizou neste ano a maior nomeação da história da Polícia Civil, com pouco mais de 4 mil aprovados para as carreiras de delegados, escrivães, investigadores e médico-legistas.

Os mais de 3 mil investigadores, escrivães e médico-legistas dessa nomeação, e que contemplam o efetivo das Polícias Civil e Técnico-Científica, se formaram em outubro. Os agentes foram distribuídos para diferentes do estado.

teste
Sair da versão mobile