Ícone do site Rápido no Ar

Google é atacado e deixa milhares de usuários sem acesso ao maior site de buscas do mundo

O site google.com.br, foi atacado na tarde deste terça feira 03 de janeiro. Primeiramente os invasores afetaram apenas o site, e depois os serviços de mapa (Google Maps) e tradução (Google Translate).

 

Diversos usuários na internet, relataram aparecer uma imagem um tanto quanto estranha de um mangá japonês com os dizeres “É um ótimo momento para morrer” seguido de “Dois google de uma vez; recorde mundial; eu não dou a mínima.” Se referindo ao recente ataque ocorrido também em Bangladesh, e logo em seguida a assinatura do hacker Kuroi’SH.

 

Em uma nota oficial enviada ao site de notícias G1 o google se manifestou:
“Alguns usuários de internet no Brasil tiveram problemas ao acessar o google.com.br devido a um comprometimento de servidores DNS: ou seja, a alteração maliciosa das configurações de direcionamento desses servidores, levando o usuário a um site diferente do que ele pretende acessar”
Isso quer dizer que o ataque ocorreu nos servidores DNS, que é feito aqui no brasil por uma empresa terceirizada, então toda vez que se digitava o site google.com.br o site era direcionado a outra página com esta mensagem que vimos acima.
O Google também informou que nenhum dado foi acessado em seus servidores, e sequer chegaram perto disso, mas confirmaram o ataque realizado aos servidores.
O problema durou cerca de 30 minutos e foi rapidamente corrigido pelos administradores do sistema de DNS e ocorreu apenas no brasil.
O tipo de ataque utilizado, é conhecido como “defacing” que nada mais é do que o redirecionamento da página principal para uma outra, um exemplo muito comum desta prática são os redirecionamentos de sites de bancos para roubo das informações.

 

Cássio H. Leivas – Técnico em Informática e Especialista em Redes

teste
Sair da versão mobile