Mais um limeirense caiu em um golpe e teve um prejuízo de R$ 4 mil, após passar sua senha por telefone e entregar o seu cartão de crédito a um suposto funcionário de uma operadora de cartões.
O golpista sugeriu que o homem ligasse ao 0800 que estava no verso do cartão. Entretanto, provavelmente o estelionatário “segurou a linha” em silêncio e esperou que o homem fizesse a tentativa de ligação. Se passando por um funcionário do 0800, a fim de supostamente “bloquear” o cartão, ele pediu a senha do mesmo e o homem a digitou. Em seguida, afirmou que um motoqueiro iria retirar o cartão para levar para verificação.
Horas mais tarde, o operador de máquinas decidiu consultar no aplicativo do banco se o bloqueio havia acontecido de fato. Ele então descobriu que um saque no valor de R$ 500 tinha sido efetuado de sua conta e várias compras no crédito somavam R$ 3.500.
Segundo informou ao registrar o boletim de ocorrência, ele tinha limite de apenas R$ 1.400, mas havia um crédito pré-aprovado que acabou sendo liberado ao desconhecido que levou seu cartão sem que ele autorizasse.
O golpe
As vítimas recebem um telefonema do fraudador se passando por um funcionário de seu banco ou de sua operadora do cartão de crédito. Esse suposto atendente informa que o cartão foi clonado e que precisa de algumas informações pessoais e do banco para cancelar as irregularidades e solicitar um novo cartão.
Assim, a pessoa é induzida a informar sua senha bancária. E por fim, o golpista pede que ela entregue o cartão cortado ao portador que será enviado à sua casa, neste caso, o motoboy.