Ícone do site Rápido no Ar

Golden retriever é o mais novo integrante do canil da Guarda Municipal de Americana

Foto: Divulgação / Prefeitura de Americana

O canil da Guarda Municipal de Americana (SP) tem um novo integrante, um cão da raça golden retriever. O cão será treinado para atuar em cinoterapia, que abrange técnicas facilitadoras no processo terapêutico de crianças e adultos.

Já está comprovado que cães ajudam a controlar a ansiedade, pressão arterial, colesterol, estresse e até mesmo podem ajudar pessoas que estão em depressão, tudo isso sob supervisão de profissionais gabaritados para esse tipo de acompanhamento.

Auxiliam, ainda, na socialização de idosos combatendo os efeitos nocivos do isolamento que muitos enfrentam nessa fase da vida. Estimulam também as funções motoras, aumentam a confiança e a autoestima e desenvolvem a fala, auxiliando nas ações dos psicólogos, pedagogos e terapeutas ocupacionais.

Foto: Divulgação / Prefeitura de Americana

“Tenho certeza que ele desempenhará um papel muito importante no cuidado com as pessoas que recebem diversos tipos de tratamento”, afirmou o prefeito Chico Sardelli.

O golden retriever ainda não tem um nome, mas em breve será lançada uma enquete nas redes sociais da prefeitura para que a população participe dessa escolha.

O cãozinho, de 45 dias, foi doado à Gama pelo coordenador de Planejamento da guarda, Wendeo Santos, que ficou sensibilizado ao tomar conhecimento do trabalho que um outro golden retriever desenvolve em hospitais. “Achei interessante e importante trazer esse trabalho para nossa cidade, até porque quem está em um leito de hospital precisa ter um motivo de alegria que ajude na recuperação. Daí decidi doar o cãozinho”, disse Wendeo.

“Essa é mais uma ação que tem o objetivo de aproximar a Guarda cada vez mais da população, trabalhando o pilar mais importante da segurança pública, que é a interação das forças de segurança com a sociedade”, destacou o comandante da Gama, Marco Aurélio da Silva.

Foto: Divulgação / Prefeitura de Americana

O cão será treinado pelo adestrador do canil da Guarda Municipal e, em seguida, disponibilizado para o IDMAS (Inspetoria de Defesa da Mulher e Ações Sociais), setor subordinado à Gama. O trabalho a ser desenvolvido estará vinculado à Secretaria de Saúde, que avaliará que tipo de paciente e que local específico poderão receber as ações de cinoterapia.

teste
Sair da versão mobile