Ícone do site Rápido no Ar

Gmail muda e agora permite colocar data de expiração em e-mails; veja as principais novidades

O Google realizou uma grande reformulação no seu serviço de e-mail Gmail. As atualizações foram liberadas para os seus 1,4 bilhões de usuários nesta quarta-feira (25).

O mais popular serviço de e-mails do mundo agora permitirá, por exemplo, que se coloque uma data de expiração nos e-mails enviados.

Dentro dessas novas configurações, existe a opção de fazer com que uma mensagem expire depois de um período de tempo pré estabelecido pelo usuário.

O responsável pelo produto Gmail, Jacob Bank, disse que a nova versão procura melhorar a produtividade e a segurança dos usuários e utiliza a Gestão Integrada de Direitos (IRM, na sigla em inglês) e a Autenticação em Dois Fatores (2FA).

Através das novas atualizações, o Gmail facilitará a abertura de arquivos anexados e fotos, direto da caixa de entrada, sem ter que acessar as conversas.

Para evitar o acumulo de e-mails, o Gmail também começará a sugerir quando cancelar as assinaturas de boletins ou ofertas, apontando a última vez que as mensagens foram abertas.

Outra novidade é a implementação da ‘Resposta Inteligente’, que permite selecionar frases para responder rapidamente a uma mensagem e a possibilidade de abrir aplicativos como o Calendário, o Google Keep e o Tarefas, em uma barra lateral.

Todos os usuários já possuem a nova versão disponível e para habilitá-la deverá usar a versão do Gmail em um navegador e selecionar a opção, clicando no ícone de configuração do lado superior direito. Além disso, é possível voltar para o e-mail clássico, seguindo os mesmos passos, se assim desejar.

Confira a seguir um resumo dessas novidades:

Faça mais – sem sair da caixa de entrada

O novo visual do Gmail ajuda você a fazer mais. Clique em anexos (como fotos) sem ter que abrir ou rolar a página por longas trocas de mensagens; use o novo botão soneca e guarde para depois aqueles e-mails que você não consegue ler agora; acesse rapidamente os aplicativos que usa com frequência – como Google Calendar, Tasks (agora disponível para Android e iOS) e Keep.

O Gmail também terá lembretes ao lado das mensagens, como forma de “cutucar” você e lembrar de dar continuidade a conversas ou responder e-mails. É mais uma maneira de garantir que nenhuma informação importante se perca no caminho.

Além disso, o Gmail web vai contar com o Smart Reply, que permite responder mais rápido às mensagens.

Novos recursos para a versão mobile, como avisos de alta prioridade, vão servir de lembrete para mensagens importantes – assim, você não perde a concentração e não precisa ser interrompido. E mais: o Gmail vai passar a sugerir o momento de cancelar a assinatura de newsletters ou promoções que não fazem mais sentido para você.


Você também vai notar que o Gmail tem novos alertas. Eles avisam quando algum e-mail com potencial de risco chega à sua caixa de entrada.

Por último, o novo modo confidencial permite que você controle a forma com que suas mensagens são encaminhadas, copiadas, baixadas ou impressas. Essa novidade é útil para situações em que é preciso enviar informações suscetíveis por e-mail, como a declaração de imposto de renda ou o número do seu CPF. Esse recurso também permite criar uma data de validade para a mensagem, estabelecendo um prazo até o qual ela poderá ser vista.

Primeiros passos
As novas atualizações do Gmail já estão disponíveis. Vá para Configurações (ícone de engrenagem na parte superior direita da caixa de entrada) e clique em “Experimente o novo Gmail”. Caso mais tarde você mude de ideia, basta retornar para esse mesmo lugar e clicar em “Voltar para o Gmail clássico”. Nosso guia de produto é prático e ajuda você a começar.

Para saber mais sobre como usar o Gmail no trabalho, confira o post sobre o G Suite. Lá você encontra detalhes sobre todos os recursos que o Gmail oferece para aumentar sua produtividade.

teste
Sair da versão mobile