Um grupo de mães de alunos da Rede Municipal de Ensino de Nova Odessa, cidade do interior de São Paulo, visitou na última quarta-feira (19) a Central de Operações da Guarda Civil Municipal (GCM) da cidade para conhecer o novo sistema de videomonitoramento instalado nas 26 creches e escolas da rede municipal. Ao todo, são 164 câmeras espalhadas em 35 prédios públicos da cidade.
O sistema de videomonitoramento coloca em tempo real as imagens das escolas e creches na tela da central de operações da GCM, o que possibilita que qualquer movimento suspeito seja identificado e acionado imediatamente, fazendo com que as viaturas da corporação sejam despachadas para a escola em questão.
O grupo de mães que visitou a central foi recebido pelo secretário municipal de Segurança, coronel Carlos Fanti, e pelo comandante da GCM, Luciel de Oliveira, que também apresentaram o novo aplicativo de “Botão de Pânico”, outra medida de segurança nas escolas da rede municipal que está sendo implementada.
O “Botão de Pânico” já possui quase 90% de adesão dos celulares cadastrados e as mães visitantes tiveram a oportunidade de testar o aplicativo durante a visita. Cada diretor de escola da Rede Municipal indica quais profissionais devem ter acesso ao aplicativo para celular, geralmente o próprio diretor, o vice-diretor e o coordenador pedagógico.
Além dessas medidas, a Prefeitura de Nova Odessa também mantém em pleno funcionamento o programa “Anjos da Escola”, pelo qual duas equipes percorrem periodicamente as escolas municipais conversando com dirigentes, educadores, equipes e alunos e realizando palestras sobre temas relevantes, como a preservação do patrimônio público e o combate ao bullying.
O prefeito Cláudio Schooder, o Leitinho, determinou ainda a intensificação da “ronda escolar”, de forma que cada uma das 25 unidades da Rede Municipal é visitada uma ou mais vezes por dia pelas patrulhas da corporação. Essas medidas visam aumentar a segurança nas escolas municipais, principalmente em um momento crítico em que ocorrem frequentemente ataques em escolas de todo o mundo.