Ícone do site Rápido no Ar

Gaeco realiza operação contra fraude em concursos públicos e licitações em Cordeirópolis e cidades da região

Foto: Roberto Torrecilhas - JDB

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), do Ministério Público realiza uma operação contra fraudes em licitações e concurso público, falsidade ideológica e corrupção nas cidades de Cordeirópolis, Cosmópolis, Jaguariúna, Campinas, Santo Antônio de Posse, Nova Odessa, Holambra, Macatuba e Votuporanga.

A operação foi denominada de “Apaniguados”, e vem investigando há cerca de quatro meses um grupo criminoso especializado em fraudar concursos públicos, especialmente de consórcios públicos.

PUBLICIDADE

Ao todo, estão sendo cumpridos cinco mandados de prisão e 13 de busca e apreensão. Entre os locais, há secretárias de prefeituras. Em Cordeirópolis, as buscas são realizadas na Secretaria Municipal de Serviços Públicos e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). Em Cosmópolis, os agentes fazem buscas na sede do Consórcio Intermunicipal na Área de Saneamento Ambiental (Consab). Já em Jaguariúna o alvo é a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, no bairro Vargeão, e em Campinas as buscas são nos bairros Jardim Botânico e no Cambuí.

Equipes do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) estão apoiando a operação. Os policiais estão nas ruas desde às 6h.


As investigações revelaram ainda a participação direta de agentes públicos no esquema. Os agentes seriam os responsáveis pela indicação dos candidatos que foram favorecidos nos concursos fraudados. Tudo isso com pagamento de propina.

Em nota a Prefeitura de Cordeirópolis ressaltou que o Saae está colaborando com o Ministério Público e que a operação não envolve licitações feitas pelo órgão. leia a nota na integra:

“O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Cordeirópolis (SAAE) informa que o Ministério Público realizou na manhã desta segunda-feira (07) uma operação a respeito de concursos públicos promovidos pelo Consab, consórcio público sediado em Artur Nogueira, cuja contratação da empresa está sendo objeto de questionamento.

A operação não envolve licitações feitas pelo SAAE ou pela Prefeitura. A administração está avaliando o teor das denúncias para analisar se continua ou não pertencendo ao consórcio Consab, visto que não compactuamos com qualquer tipo de irregularidade.”

Mais informações no decorrer da programação do Rápido no Ar.

Sair da versão mobile