Ícone do site Rápido no Ar

Gabriel Bortoleto será o 32º piloto brasileiro na Fórmula 1

Instagram

Agora é oficial. Após sete temporadas sem nenhum brasileiro na Fórmula 1, o nosso país terá um representante em 2025. Gabriel Bortoleto, de apenas 20 anos, foi anunciado pela Sauber.

Ele assume a vaga de Valtteri Bottas e formará dupla com o alemão Nico Hulkenberg, que deixará a Haas.

O último brasileiro que participou de uma temporada inteira foi Felipe Massa, que se aposentou em 2017. Vale ressaltar que Pietro Fittipaldi substituiu Romain Grosjean nos GPs de Sakhir e Abu Dhabi em 2020.

Revelado no kart aos sete anos de idade, Bortoleto foi campeão da Fórmula 3 em 2023 pela Trident, somando 164 pontos (foram duas vitórias e seis pódios).

Atualmente, lidera a Fórmula 2, correndo pela Invicta Racing. São 169 pontos, quatro a mais que o vice-líder, o argelino Isack Hadjar, da Campos Racing. O brasileiro tem os 30 pontos da superlicença, que é o documento exigido para guiar na categoria.

Tratado como uma das grandes joias do automobilismo mundial, Gabriel é paulista e será o 32º piloto do Brasil na Fórmula 1. Ele tem como assessor há dois anos e meio o espanhol Fernando Alonso, por meio da A14, empresa fundada pelo bicampeão.

Bortoleto integrou a Academia de Jovens Pilotos da McLaren, responsável por lançar nomes como Lewis Hamilton, Lando Norris e Oscar Piastri.

Vale ressaltar que, em 2026, a Sauber vai se transformar em Audi F1 Team. Em março deste ano, os suíços compraram 100% da montadora alemã e prometem muita competitividade na Fórmula 1.

teste
Sair da versão mobile