No mês passado, a Polícia Militar de Araras (SP) registrou a subtração de 46 veículos na cidade – entre roubos e furtos. Neste mês de setembro, até esta segunda-feira (25), este índice já havia sido reduzido para 15 subtrações, o que representa uma queda de 70% nesta modalidade de crime.
A queda, segundo o comandante da PM local, Daniel Fernando Lançoni, está aliada ao reforço policial com operações específicas. É o caso da operação “Cinisca”, iniciada recentemente, com apoio de homens do 10º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia), do helicóptero Águia e da Companhia de Força Tática de Limeira (SP).
Na semana passada, de acordo com Lançoni, que concedeu entrevista à equipe do Rápido No Ar nesta terça-feira (26), foram abordadas 318 pessoas, 34 carros, 174 motocicletas, capturados dois procurados pela Justiça, realizado um flagrante de furto e outro de direção perigosa (neste último, o criminoso atropelou um policial, que passa bem).
O fato de a maior quantidade de veículos abordados terem sido motos, segundo o oficial da PM, é que a maioria dos roubos ocorridos na cidade tem, como autores, dois homens ocupando uma motocicleta. “Geralmente, o piloto se aproxima, o garupa desce e anuncia o roubo”, explica o capitão.
Os veículos mais visados pelos marginais são Hilux, Corolla e SUV em Geral. Acredita-se que seja para retirada de peças ou para fazer veículos dublê.
Outra modalidade de crime que apresentou redução no comparativo agosto/setembro, segundo o capitão, foi o roubo em geral – caiu de 14 para sete. Em a gosto, a PM de Araras tirou 46 criminosos de circulação sendo 16 procurados pela Justiça e outros 30 envolvidos em flagrantes.
Patrulha Rural
O que Araras não tinha e que neste ano passou a operar, segundo o capitão/PM, foi com a Patrulha Rural que abrange também a área rural de Conchal (SP).