A Guarda Civil Municipal de Limeira apreendeu, nesta quinta-feira (2), um veículo que transportava grande quantidade de alimentos e bebidas alcoólicas em condições inadequadas de conservação. O “furgão”, que estava com licenciamento vencido e conduzido por motorista sem habilitação válida, também apresentava indícios de excesso de carga.
A abordagem foi realizada pela equipe operacional da GCM, formada pelo Subinspetor Ângelo e pelo GCM Aguinaldo. O veículo circulava com a suspensão visivelmente rebaixada, o que despertou a atenção dos agentes.
Durante a vistoria, o motorista informou que transportava laticínios e bebidas alcoólicas. Porém, ao abrir o compartimento de carga, os guardas constataram que, embora houvesse sistema de refrigeração, ele estava desligado. Foram encontrados produtos de origem animal como carnes, frios e derivados armazenados em temperatura inadequada, caracterizando risco à saúde pública.

Além dos alimentos, os agentes localizaram diversas bebidas alcoólicas, incluindo vodka, whisky e tequila. Parte das garrafas não possuía o selo do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), algumas tinham os lacres violados e até vazamentos, levantando suspeita de adulteração ou falsificação.
A Vigilância Sanitária foi acionada, compareceu ao local e apreendeu os produtos que não atendiam às normas sanitárias. A GCM também constatou que o condutor estava com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida.
Furgão foi apreendido e caso será apurado pelas autoridades
Diante das múltiplas irregularidades, o veículo foi apreendido e removido. As autoridades aplicaram as sanções administrativas previstas, enquanto a Vigilância dará continuidade à análise dos produtos e possíveis encaminhamentos legais. O caso também poderá ser investigado por possíveis infrações à legislação de saúde pública e segurança do consumidor.
