A Fundação Casa anunciou a suspensão das atividades em 22 centros socioeducativos espalhados pelo Estado de São Paulo. Entre eles estão a unidade de Rio Claro (SP). Por outro lado, segundo apurado pelo Rápido no Ar, Limeira (SP) deve manter as atividades em seus dois centros, que são considerados “referência” pela direção da Fundação.
A instituição é vinculada à Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania e é responsável por aplicar medidas socioeducativas de privação de liberdade (internação) e semiliberdade a menores infratores a partir de 12 anos de idade.
Na tarde de terça-feira (27), a transferência de adolescentes teve início em unidades como a de Rio Claro. Os jovens devem ser distribuídos entre outras unidades de todo o Estado.
Em nota, a assessoria da Fundação Casa informou que não será um fechamento, mas sim a suspensão de atividades, uma vez que “a estrutura será mantida e poderá ser prontamente reativada se houver aumento de demanda na região”.
Quanto aos funcionários, a Fundação afirma que serão realocados em centros preferencialmente próximos às suas residências, de acordo com processo de escolha, possibilitando a todos a manifestação de seu interesse.
“A Fundação CASA, como órgão da Administração Pública, segue o princípio constitucional de uso eficiente dos recursos públicos e está submetida às diretrizes do Governo do Estado de São Paulo, que realizou estudos e planeja a racionalização de seus gastos para enfrentar as consequências econômicas da pandemia da Covid-19”, justifica a nota.