Relacionamentos precisam ser bons, leves, suaves. Precisa existir reciprocidade, parceria, acolhida, escuta, empatia.
Nos relacionarmos é uma via de mão dupla, isto é, eu me dedico e o outro se dedica à esta relação.
“Não há nada mais gratificante do que o afeto correspondido, nada mais perfeito do que a reciprocidade de gostos e a troca de atenções.” Cícero
Cobranças excessivas, exigências desmedidas, comparações, exigência de exclusividade, tudo isso sufoca, tudo isso é tóxico, pois nos envenena a alma, nos faz sentir presos em uma bolha infinita de tensão e medo de errar.
É aquele constante “pisar em ovos”. Será que posso falar isso? Será que vou causar problemas se falar o que penso? Será que terá briga?
Quem é que vive constantemente cercado e rodeado por tais pensamentos? Não se pode estar em um relacionamento que a cobrança impera, em que as normas e regras são o cerne de tudo, não se pode estar em um relacionamento em que as cobranças retiram a paz, a alegria, a vontade de sorrir.
Fuja de relacionamentos que não te faz feliz, que te causa medo, que te aprisiona, cheio de cobranças. Não se permita estar aprisionado onde você poderia e deveria estar sorridente e feliz.
Relacionamentos precisam ser bons, agregar, precisa existir troca, aprendizado, cuidado, carinho, amor.
Não, não me refiro apenas a relacionamentos de casais, mas também de amizade, de parceria de trabalho, familiares…
Onde o amor impera, a cumplicidade nasce, a acolhida aparece, o cuidado desponta leve, relacionamentos saudáveis são porto seguro, são gostosos, são felizes e leves.
Reflita sobre suas expectativas a respeito de um relacionamento (amoroso, de amizade, familiar). Cuide para que suas expectativas sejam dar e receber, aprender e ensinar, amar e ser amado… Cuide para que você não permita viver e estar em um relacionamento em que falte a reciprocidade, pois sim, ele será um relacionamento tóxico, que te faz mal, que te rouba o brilho, que te leva a paz, que te impede de sorrir … você estará aprisionado.
Encerro a coluna de hoje com um convite a reflexão, usando a canção leve de Tim Maia: “A semana inteira fiquei esperando, pra te ver sorrindo, pra te ver cantando, quando a gente ama não pensa em dinheiro, só se quer amar se quer amar se quer amar (…) acontece que na vida a gente tem, que ser feliz por ser amado por alguém, porque eu te amo. Eu te adoro, meu amor”