Ícone do site Rápido no Ar

Fuja de pessoas narcisistas

Imagem: Freepick

“O narcisismo é um transtorno psicológico caracterizado por uma supervalorização de si próprio, necessidade de reconhecimento e desvalorização dos demais.” Dr. Gonzalo Ramirez

Não raras vezes nos relacionamos com pessoas que esperam que estejamos ali sempre para satisfazer suas necessidades e vontades. Estas pessoas não reconhecem e nem respeitam que os demais tenham necessidades diferentes das dela e consideram diferenças individuais um ataque pessoal a elas.

O afeto para essas pessoas é baseado no escambo (na troca), ou seja, só se recebe amor, caso faça o que o narcisista quer.

Infelizmente no mundo da pessoa narcisista só existe ela mesmo, as demais pessoas estão ali só para suprir suas necessidades.

A pessoa narcisista quando é contrariada fica enfurecida e começa a transformar a vida de quem está ao seu redor em um caos, num filme de terror, cercado de manipulação e de jogos emocionais.

A pessoa narcisista se coloca em um pedestal, como se fosse a melhor pessoa do mundo e como se os que a cercam não soubessem valorizá-la.

“Narcisistas nunca se responsabilizam pelo que fazem e nunca veem seus próprios comportamentos ruins.” (Leon F. Seltzer)

Estas dinâmicas de relacionamento com um narcisista são abusivas e tóxicas e trazem inúmeras consequências negativas aos que estão ao seu lado, por exemplo: baixa auto-estima, dificuldade para impor limites em relacionamentos, dificuldade de reconhecer seu valor, auto-anulação, dentre outros.

A personalidade narcisista tem características que são chamadas de “egocêntricas”, sendo as principais: Sentimento de grandeza e prepotência; Necessidade de atenção e admiração; Falta de empatia; Espera receber um tratamento especial privilegiado; Inveja de outras pessoas ou acredita que as outras pessoas o invejem; Atitudes arrogantes; Má relação social, aproveitando-se de outras pessoas para benefício próprio; e Desvalorização do outro. Este transtorno pode ser acompanhado por outros como anorexia nervosa, abuso de substâncias ilícitas ou personalidade limítrofe, paranoica ou antissocial.

Se você se percebe lidando com uma pessoa narcisista, busque atendimento psicológico para que possa se reestruturar emocionalmente e não se deixe manipular por esta pessoa, caso não possa se afastar dela.

Sair da versão mobile