Ícone do site Rápido no Ar

Frutíferas são as mais plantadas e enriquecem biodiversidade urbana

Foto: Prefeitura de Limeira

A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Limeira vem intensificando o plantio de árvores frutíferas na cidade. A proposta é fortalecer a biodiversidade no município, e ao mesmo tempo, proporcionar uma fonte de alimento à fauna urbana. Atualmente, de 75% a 80% das mudas plantadas em ruas e avenidas são frutíferas. É o caso de uma pitangueira, que ganhou morada definitiva, na manhã de ontem (23), em uma calçada da Rua Farmacêutico Jacob Fanelli.

Constam do catálogo da pasta aproximadamente 20 espécies de frutíferas, algumas bem populares, como a amoreira, a carambola e a goiabeira. Outras, apesar de pouco conhecidas, guardam importantes segredos, como a camu-camu, uma fruta pequena, de origem amazônica, que contém 20 vezes mais vitamina C que a acerola – outra espécie que também é disponibilizada pela prefeitura.

A lista das plantas menos populares inclui ainda a grumixama, típica da Mata Atlântica, com seus frutos amarelos ou avermelhados, o jambolão, também conhecido como azeitona-da-terra, e a monguba, que produz um fruto grande, parecido com o cacau, do qual se pode comer as sementes ou castanhas.

Segundo a secretária de Meio Ambiente e Agricultura, Simone Zambuzi, as frutíferas escolhidas para disseminação na cidade têm porte adequado. “São espécies que não entram em conflito com a fiação aérea e que as raízes não causam danos às calçadas”, frisou. As mudas são produzidas no Viveiro Municipal, que atualmente abriga 5.270 unidades para a arborização urbana, tanto frutíferas, quanto nativas.

O trabalho para plantar a muda na calçada é cuidadoso. A cova é aberta, depois recebe a adubação e na sequência, um gel para conservar a umidade do solo por mais tempo. Só então a muda é transplantada. Além disso, há o uso de uma vara, chamada de “tutor”, para sustentar a muda e guiá-la na direção certa.

De janeiro a maio deste ano, foram plantadas 2.946 árvores no espaço urbano, 57,7% a mais que o mesmo período do ano passado, quando 1.867 mudas ganharam as calçadas limeirenses. Do total de mudas replantadas, o biólogo e diretor de Política Ambiental da prefeitura, Rogério Mesquita, acredita que 75% a 80% sejam espécies frutíferas. “Quem quiser solicitar o plantio de uma árvore em frente de casa, basta ligar para o 156”, afirmou o diretor.

O prefeito Mario Botion falou sobre a importância das árvores frutíferas, assim como as ornamentais, para o meio ambiente. “Além de contribuírem com o equilíbrio da natureza, elas dão frutos. A arborização, em nosso governo, é feita sempre de maneira planejada”, salientou.

https://static.rapidonoar.com.br/prefeitura/2023/testemunhal-covid.m4v

teste
Sair da versão mobile