Ícone do site Rápido no Ar

Fraudes no auxílio emergencial: PF faz operação e Piracicaba também é alvo

Fotos e Vídeo: Polícia Federal

A Polícia Federal de Campinas (SP) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (15), a operação “Múltiplas Faces”, para cumprir quatro mandados de busca e apreensão em desfavor de um grupo criminoso especializado em fraudes no recebimento do auxílio emergencial. Os mandados, expedidos pela juíza Federal Valdirene Ribeiro de Souza Falcão, titular da 9ª Vara Federal em Campinas, foram cumpridos em Hortolândia (SP) Piracicaba (SP).

Durante as investigações, iniciadas por meio da análise de registros constantes da Base Nacional de Fraudes ao Auxílio Emergencial, constatou-se que quatro investigados fraudaram, no período de junho de 2020 a setembro de 2021, ao menos, 112 contas da Caixa Econômica Federal de vítimas beneficiárias do Auxílio Emergencial e, com isso, conseguiram desviar aproximadamente R$ 120 mil.

Para o recebimento dos valores, visando dificultar a identificação dos reais recebedores do dinheiro, os investigados se passavam por outras pessoas e criavam contas em bancos digitais. Um dos alvos da operação teve sua selfie coletada no ato de abertura de sete destas contas digitais, registradas em nome de pessoas diferentes.

Além das buscas, também foram autorizados os bloqueios de bens e valores até o valor de R$ 120 mil. Os investigados responderão pelo crime de furto mediante fraude (art. 155 do Código Penal), cuja pena pode chegar a 8 (oito) anos de prisão.

teste
Sair da versão mobile