Ícone do site Rápido no Ar

Força-tarefa em Cordeirópolis terá uso de drone para monitorar pontos de votação

Uma ação conjunta entre o Ministério Público (MP), Polícia Civil e Guarda Civil Municipal (GCM) de Cordeirópolis vai fechar o cerco contra crimes de “boca de urna” e outras irregularidades no dia da eleição. A força-tarefa entre as autoridades terá o auxílio de um drone e contará também com telefone disponível para denúncias da população.

As ações de segurança para o dia 15 de novembro, quando ocorre a votação, foram definidas em conjunto pelo promotor Luiz Alberto Segalla Bevilacqua, pelo analista jurídico do MP Edmar Silva, pelo delegado William Marchi e pelo GCM Leonardo Maximiliano, que é responsável pelo centro de monitoramento da corporação.

No dia do pleito, equipes dos três órgãos estarão de plantão. “Iremos contar com câmeras de vigilância e que têm recursos para leitura de placas veiculares, para monitor todos os veículos que circulam no município. Os GCMs e operadores da central de monitoramento estarão recebendo instruções e treinamento quanto aos crimes eleitorais mais comuns e estarão trabalhando de forma preventiva em apoio às polícias Civil, Militar e Ministério Público durante o período de votação e apuração dos votos eleitorais. O drone ficará disponível para uso durante todo o horário de votação. Será usado de forma aleatória, sem prévia comunicação ou mediante denúncia. Ele terá como base a delegacia de Cordeirópolis, onde fica a central de monitoramento. O GCM Leonardo Maximiliano será o responsável pelo controle do drone”, descreveram.

No dia de votação, as autoridades irão monitorar à distância os locais de votação para coibir principalmente as chamadas ‘boca de urna’, tipo de crime que proíbe distribuição e veiculação de propaganda política no dia da eleição, inclusive próximo dos locais de votação. “Caso seja identificado alguém nesta situação, a pessoa será conduzida para a delegacia e, em caso de condenação, pode receber pena de seis meses a um ano, prestação de serviços comunitários e multa”, completaram. Também serão fiscalizadas ações como aglomerações de eleitores em frente a locais de votação e até transporte irregular de eleitores.

O telefone disponibilizado à população para denúncias no dia da eleição é o (19) 3546-5838.

Sair da versão mobile