Ícone do site Rápido no Ar

Foi agredida? Vá a uma delegacia da mulher e registre a ocorrência

A mulher que é vítima de qualquer forma de violência (seja física, sexual ou moral) deve procurar a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) mais próxima ou qualquer outra delegacia (clique aqui para localizar a unidade mais próxima de você). O conselho é da delegada-titular da 2ª DDM, Jacqueline Valadares.

Publicidade:

PUBLICIDADE

Ao fazer o registro da denúncia, afirma a delegada, a mulher pode solicitar uma medida protetiva de urgência, que é uma medida cautelar para impedir que o agressor se aproxime da vítima. Na delegacia, ela também será informada sobre os seus direitos e receberá orientação jurídica.

Em caso de violência física, a mulher passará por um exame de corpo de delito. Essa providência é ainda mais necessária nos casos de violação sexual. As denúncias a qualquer tipo de agressão podem ser feita pelo telefone 180. Mas o inquérito policial só pode ser iniciado com o registro da ocorrência pela vítima na delegacia.

Publicidade:

Apoio
A Secretaria da Justiça e da Defesa o Estado de São Paulo, mantém um trabalho de apoio jurídico e psicológico para mulheres vítimas de violência. O atendimento é feito por seleção tendo por base relatórios da Justiça sobre casos de agressão à mulheres.

Sair da versão mobile