Ícone do site Rápido no Ar

Fluminense é Brasil hoje na final do Mundial de Clubes

FIFA

Tricolor das Laranjeiras enfrenta o Manchester City, às 15h (de Brasília)
Chegou a hora de conhecer o grande campeão do Mundial de Clubes da FIFA de 2023. Depois de confirmarem o favoritismo nas semifinais, Fluminense e Manchester City se enfrentam às 15h (de Brasília), no Estádio King Abdullah, em Jedá, na Arábia Saudita.

O Flu eliminou o Al Ahly por 2 a 0, gols de Jhon Arias e Johnn Kennedy. O City fez 3 a 0 no Urawa Reds, do Japão, gols de Hoibraten (contra), no primeiro tempo, e Kovacic e Bernardo Silva.

PUBLICIDADE

Na Europa, o City, sob comando de Pep Guardiola, enfim conseguiu levar a taça da Champions League pela primeira vez em sua história. O técnico espanhol chegou ao clube há sete temporada e só conseguiu o feito em 2023. O mesmo aconteceu com o Fluminense, comandado por Fernando Diniz, na Taça Libertadores da América.

Vale lembrar que esta é a última edição do Mundial de Clubes neste atual formato, já que a Fifa anunciou a criação de dois novos torneios. A partir de 2024, será disputada a Copa Intercontinental. E a partir de 2025, será realizado o novo Mundial, com 32 participantes e a cada quatro anos.

O City não terá hoje três de seus principais jogadores. Os atacantes Erling Haaland e Doku, além do meia Kevin De Bruyne foram cortados da lista por motivo de lesão. Para o lugar dos três, Pep Guardiola chamou jovens atletas da equipe sub-23. Julian Álvarez e Rúben Dias devem começar como titulares hoje. O Fluminense terá força máxima.

O árbitro da final será o mesmo que apitou as finais da última Copa do Mundo (Argentina x França) e da Liga dos Campeões da Europa (Manchester City x Inter de Milão). O polonês Szymon Marciniak será o responsável por comandar a partida. Curiosamente, ele também apitou a vitória do Fluminense por 2 a 0 sobre o Al Ahly, pela semifinal.

O jornal The Telegraph menosprezou o Fluminense antes da final. A matéria assinada pelo jornalista Sam Wallace afirma que a escalação da equipe do técnico Fernando Diniz lembra a do Soccer Aid, torneio beneficente disputado por ex-jogadores.

“Em sua primeira final de Mundial de Clubes, o Manchester City enfrenta um adversário improvável ao título: um time brasileiro com sete veteranos do futebol”, disse o texto, referindo-se ao goleiro Fabio, de 43 anos, ao zagueiro Felipe Melo, de 40, ao lateral Marcelo, de 35, Samuel Xavier, Ganso, Keno e Cano, todos com mais de 33 anos.

História

A última vez que o Fluminense enfrentou um time inglês foi no dia 6 de agosto de 1986, ou seja, há 37 anos. O Tricolor das Laranjeiras disputou um amistoso contra o Manchester United, no Old Trafford, e ficou no 0 a 0.
O retrospecto do Fluminense contra times ingleses é bastante positivo. Em onze confrontos, foram seis vitórias, um empate e apenas três derrotas. Isso representa 63,3% de aproveitamento.

No total, o Fluminense jogou contra dez equipes da Inglaterra: Arsenal, Brighton, Corinthian-Casuals, Percy-Acott, Eagle, Manchester United, Middlesbrough, Porstmouth, Souhtampton e West Ham. Todos estes adversários foram encarados em amistosos. Contra o City será a primeira vez que o Flu enfrentará um inglês valendo taça.

O interessante é que o amistoso contra o Corinthian-Casuals acabou dando origem a criação do Sport Club Corinthians Paulista. O jogo foi disputado no dia 24 de agosto de 1910, dias antes da fundação do Timão. O Flu foi goleado em pleno Rio de Janeiro por 10 a 1.

Fluminense x Manchester City
Fluminense – Fábio; Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo e Marcelo; André, Martinelli, Paulo Henrique Ganso e Jhon Arias; Keno e Germán Cano. Técnico – Fernando Diniz.
Manchester City – Ederson; Kyle Walker, Rúben Dias, Aké e Gvardiol; Rodri, Kovacic e Bernardo Silva; Phil Foden, Grealish e Julián Álvarez. Técnico – Pep Guardiola.
Árbitro – Szymon Marciniak (Polônia)
Local – Estádio King Abdullah, em Jedá, na Arábia Saudita, às 15h (de Brasília).

Sair da versão mobile