Flamengo e Cruz Azul abrem hoje, às 14h, no Estádio Ahmad bin Ali, em Al-Rayyan, no Catar, a Copa Intercontinental de 2025. O “Derby das Américas” reúne os atuais campeões da Taça Libertadores da América e da Champions League da Concacaf.
O vencedor vai encarar o Pyramids, do Egito, na semifinal – denominada Copa Challenger -, marcada para sábado, às 14h, novamente no Estádio Ahmed bin Ali. A equipe egípcia já disputou dois jogos, ambos em setembro: derrotou o Auckland City, da Nova Zelândia, por 3 a 0, e o Al-Ahli, da Arábia Saudita, por 3 a 1.
A decisão será contra o Paris Saint-Germain, campeão da Champions League da Europa, no dia 17 de dezembro.
O técnico Filipe Luís não relacionou apenas dois jogadores. O lateral-esquerdo Matías Viña e o volante Allan não viajaram com o elenco. O atacante Pedro, mesmo sem condições de jogo, está no Catar.
A tendência é que o treinador aposte na base titular que conquistou a Libertadores em cima do Palmeiras, em Lima, no Peru e o Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro não perde há cinco jogos, somando três vitórias e dois empates.
O Cruz Azul foi eliminado no sábado pelo Tigres nas semifinais do Campeonato Mexicano. A La Máquina tem apenas duas derrotas nos últimos 20 jogos.
O técnico Nicolás Larcamón, ex-Cruzeiro, perdeu o zagueiro Jesús Orozco, lesionado. O meio-campista Andrés Montaño, que se recupera de uma grave lesão no joelho, é outra ausência certa para o confronto.
Flamengo e Cruz Azul só se enfrentaram em jogos amistosos ao longo da história. Até aqui, domínio absoluto da equipe da Cidade do México. Nas três partidas, duas vitórias mexicanas e um empate.
No ano passado, a decisão foi entre Real Madrid e Pachuca. Os espanhóis venceram por 3 a 0, em Doha. O representante brasileiro na ocasião foi o Botafogo, que caiu logo na estreia diante dos mexicanos.
Flamengo x Cruz Azul
Flamengo – Rossi; Varela, Danilo, Léo Pereira e Alex Sandro; Erick Pulgar, Jorginho, Arrascaeta e Carrascal; Samuel Lino e Bruno Henrique. Técnico – Filipe Luís.
Cruz Azul – Gudiño; Willer Ditta, Erik Lira e Piovi; Jeremy Marquez, Faravelli, Rotondi e Omar Campos; Gabriel Fernandez, Rivero e Sepulveda. Técnico – Nicolás Larcamón.
Árbitro – Glenn Nyberg (Suécia)
Local – Estádio Ahmad bin Ali, em Al-Rayyan, no Catar, às 14h.

