O Flamengo pode ser campeão do mundo pela segunda vez na história. O Mengão enfrenta o PSG, às 14h (de Brasília), no Estádio Ahmad bin Ali, em Al Rayyan, no Catar, na final da Copa Intercontinental. O único título mundial foi conquistado em 1981.
Campeão da Taça Libertadores da América, o Flamengo chega a essa decisão após eliminar o Cruz Azul, do México, por 2 a 1, no Derby das Américas e o Pyramids, do Egito, por 2 a 0, pela Copa Challenger. Em caso de título, será o quinto em menos de um mês.
O PSG entrou diretamente na final por ser o campeão da Champions League. A tendência é que o técnico Luis Enrique escale o que tem de melhor no Catar. Porém, eleito o melhor lateral-direito do mundo e o 6º colocado na última edição da Bola de Ouro, Hakimi sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo diante do Bayern de Munique na Champions League e está fora.
O goleiro Chevalier, os zagueiros Marquinhos (problema no quadril) e Beraldo, além do atacante Ousmane Dembélé (virose), perderam jogos importantes por problemas físicos e são dúvidas. O PSG disputa a liderança do Campeonato Francês com o Lens.
O PSG foi fundado em 1970, quando o Flamengo já tinha 75 anos de história. O time francês é controlado desde 2010 pelo Qatar Sports Investments (QSI), fundo gerido pelo governo catari que detém 87,5% das ações do clube.
Após 15 anos de investimentos, o PSG hoje é recordista de troféus em todas as competições nacionais: 13 Campeonatos Franceses, 16 Copas da França, 9 da Liga e 13 Supercopas.
E alcançou o sonho máximo europeu, com a conquista da Liga dos Campeões da Uefa em cima da Inter de Milão, com uma goleada por 5 a 0, no Allianz Arena, em Muinique, na Alemanha. Doué anotou dois gols e ainda deu assistências. Hakimi, Kvaratskhelia e Mayulu completaram o placar para os franceses.
Em seguida, faturou a Supercopa da Uefa em cima do Tottenham, da Inglaterra, nos pênaltis por 4 a 3, após empate por 2 a 2 no tempo normal, em Udine, na Itália. Já no Mundial de Clubes da FIFA foi o vice-campeão ao perder a final para o Chelsea por 3 a 0.
Confrontos
Paris Saint-Germain e Flamengo já se enfrentaram três vezes ao longo da história.
A primeira vez foi em um amistoso no dia 8 de outubro de 1975, no Parque dos Príncipes, em Paris. O atacante Luisinho Lopes marcou os dois gols da vitória rubro-negra por 2 a 0.
Quatro anos depois, PSG e Flamengo voltaram a se enfrentar em um amistoso no mesmo local. Dessa vez, os franceses levaram a melhor e venceram por 3 a 1. Zico anotou o gol de honra do Mengão. Luis Fernandez, Bernard Bureau e Beltrami marcaram para o time europeu.
O último duelo entre eles foi em julho de 1991, novamente no Parque dos Príncipes, pelo Torneio de Paris. Sob comando de Vanderlei Luxemburgo, o Flamengo viu a estrela do goleiro Gilmar Rinaldi brilhar e ganhou nos pênaltis depois do empate por 1 a 1, no tempo normal. O gol rubro-negro foi marcado por Zinho, enquanto Christian Perez fez para os franceses.
Flamengo x PSG
Flamengo – Rossi; Varela, Danilo, Léo Pereira e Alex Sandro; Erick Pulgar, Jorginho, Carrascal e Arrascaeta; Everton Cebolinha (Samuel Lino) e Bruno Henrique. Técnico – Filipe Luís.
PSG – Safonov; Zaire-Emery, Zabarnyi (Marquinhos), Willian Pacho e Nuno Mendes; Vitinha, Fabián Ruiz e João Neves; Kvaratskhelia, Gonçalo Ramos (Dembélé) e Barcola. Técnico – Luis Enrique.
Árbitro – Ismail Elfath (EUA)
Local – Estádio Ahmad bin Ali, em Al Rayyan, no Catar, às 14h.

