A decisão da Copa do Brasil de 2024 está definida. Flamengo e Atlético/MG avançaram após vencerem em casa e empatarem fora. O Galo fez 2 a 1 no Vasco da Gama, de virada, na Arena MRV, em Belo Horizonte e empatou por 1 a 1, em São Januário, debaixo de muita chuva. Vegetti, de pênalti, abriu o placar para o Cruz de Malta. Mas Hulk, com um golaço de fora da área, deixou tudo igual.
Na Neo Química Arena, mesmo com Bruno Henrique expulso no começo da partida após atingir Matheuzinho, o Flamengo segurou o 0 a 0 com o Corinthians. No jogo de ida, no Maracanã, o Mengão venceu por 1 a 0.
As finais serão disputadas nos dias 3 e 10 de novembro. Será realizado um sorteio na CBF na quinta-feira para a definição dos mandos.
Flamengo e Atlético-MG já se enfrentaram em três oportunidades pela Copa do Brasil, com a vantagem do lado rubro-negro. A equipe carioca avançou em eliminatórias pelas quartas de final de 2006 e oitavas de 2022. Os mineiros passaram no duelo pelas semifinais em 2014.
Em 1980, as equipes decidiram o Campeonato Brasileiro. Naquela ocasião, o Atlético venceu o primeiro jogo por 1 a 0, no Mineirão. Na volta, no Maracanã, o Flamengo fez 3 a 2, conquistando o primeiro título brasileiro do clube.
Em 2022, os rivais disputaram a final da Supercopa do Brasil. No tempo normal, empate por 2 a 2 e nos pênaltis, o Galo venceu por 8 a 7.
No geral, Atlético e Flamengo se enfrentaram 126 vezes na história, com 51 vitórias cariocas, contra 42 triunfos mineiros e mais 33 empates. Nos gols marcados, nova vantagem rubro-negra: 183 a 177.