A força-tarefa criada pela Prefeitura para coibir o desrespeito aos protocolos de prevenção à Covid-19 realizou entre 3 e 6 de junho, 47 inspeções em diversos estabelecimentos entre bares, restaurantes, lanchonetes e festas clandestinas, com 7 interdições, 6 notificações e 8 orientações.
Neste período, uma festa que reuniu aproximadamente 350 adolescentes, em uma chácara no Jardim Conceição, foi denunciada anonimamente na última sexta-feira (4). Ao chegar ao local e constatar a veracidade da denúncia, a Guarda Civil interditou o evento que promovia aglomeração. Na sequência, os organizadores da festa foram notificados e a proprietária do imóvel será autuada. Vizinhos da chácara agradeceram a rápida intervenção e interdição da festa que promovia a perturbação do sossego público.
No domingo, a equipe da força-tarefa passou por um campo de futebol localizado no bairro Guamium e parou para fazer uma averiguação. Constatou-se que o torneio esportivo já havia terminado, mas havia cerca de 60 pessoas reunidas em um bar anexo. O estabelecimento foi imediatamente interditado por integrantes da Polícia Militar e os frequentadores deixaram o local de maneira pacífica.
IMPORTANTE
Cinco salões de festas e buffets foram interditados nas últimas semanas, durante as fiscalizações. De acordo com Clarice Bragantini, coordenadora da força-tarefa, é importante lembrar que o funcionamento destes estabelecimentos comerciais continua proibido.
TRABALHO DE CONSCIENTIZAÇÃO
O trabalho de abordagem da força-tarefa passa pelas etapas de orientação, notificação e auto de infração. As multas só acontecem quando os estabelecimentos comerciais desrespeitam todas as fases anteriores e podem variar de R$ 2.800 a R$ 5.800.
As denúncias sobre festas clandestinas ou aglomerações na cidade podem ser feitas pelos telefones 153 (Guarda Civil) e 156 (Serviço de Informação à População).