Ícone do site Rápido no Ar

Filhotes estão desabrigados após cadela dar à luz no Las Palmas em Limeira

Nesta quarta-feira (16) uma leitora do Rápido no Ar entrou em contato com a reportagem para relatar que uma cachorrinha de rua deu cria na manhã desta quarta-feira (16) na Rua Pedro Targino da Silva, no Jardim Las Palmas, em Limeira (SP). Segundo informações, a cadela não teria leite e os cinco filhotinhos estão sem se alimentar.

A mulher relatou que acionou a Zoonozes e informou que está com uma alta demanda de filhotes e indicou que ele ligasse no “Bem-Estar Animal”. Lá eles disseram que poderiam estar indo ao local, mas não saberia a hora certa, pois a demanda também está alta para esses casos.

Quem se interessar em ajudar, pode estar se dirigindo até o endereço para resgatar os filhotes, que estão abrigados em uma caixa.

CASTRAÇÃO

Segundo informações da secretaria de Infra Estrutura e Meio Ambiente do estado de São Paulo, existe uma grande preocupação com o controle populacional de cães e gatos e a castração é uma das formas de evitar que animais (principalmente filhotes) sejam abandonados diariamente. Além de impedir ninhadas indesejadas, a castração também traz outros benefícios para o animal e seu responsável:

• A castração precoce das fêmeas, ou seja, antes do primeiro cio, reduz em até 95% as chances de o animal apresentar tumor de mama na fase adulta, já que é um tipo de tumor hormônio dependente (hormônio produzido pelos ovários). Nos machos, a castração previne doenças como o tumor de próstata ou de testículo.

• Previne o aparecimento de piometra (doença causada pelo acúmulo de pus dentro do útero, que se não tratada a tempo, pode levar a fêmea à morte); metrite, tumor de ovário e útero; TVT (tumor venéreo transmissível); e pseudociese (gravidez psicológica).

• A fêmea não entrará mais no cio e com isso não vai atrair os machos.

• Evita a ocorrência de gravidez indesejada e consequente abandono de ninhadas

• Se realizada durante a juventude, evita/diminui hábitos inconvenientes, como a demarcação de território com urina.

• Evita brigas por dominância e disputa por território, em locais onde convivem vários animais.

• Evita fugas de machos de casa atrás de fêmeas no cio e consequentes brigas, atropelamentos, envenenamentos, bem como contágio com algumas doenças infecciosas transmitidas pela saliva (mordida).

teste
Sair da versão mobile