Ícone do site Rápido no Ar

Filhote de macaco rejeitado por irmãos, passa a noite na casa de veterinária em Santa Catarina

Um filhote de macaco-caranguejeiro está recebendo cuidados especiais, após ser rejeitado por seus irmãos, em um zoológico de Balneário Camboriú, em Santa Catarina.

O filhote fica sob os cuidados da veterinária Samara em sua casa durante a noite e, no zoológico, em um ambiente próprio, que foi preparado especialmente para ele, durante o dia, com bichos de pelúcia, cobertores e mamadeiras.

ADVERTISEMENT

O zoológico Complexo Ambiental Cyro Gevaerd, decidiu isolar o filhote, após ele não ter sido bem recebido por seus irmãos, e assim a convivência entre eles ficou perigosa.

O macaco, que pesa aproximadamente 3,5 kg, recebeu um apelido por seus cuidadores do complexo, e agora é chamado de Iuri.
A equipe se reveza nos cuidados com o macaco com mamadeira, higiene no corpo com algodão morno e troca dos cobertores a cada duas horas. Como os cuidados exigiam uma atenção de 24 horas, foi decidido que Iuri passaria um período na residência de uma das veterinárias.

“A equipe reunida novamente entrou na discussão de como cuidar desse animal sem estar se apegando a ele e ele se apegar a uma pessoa. Várias estratégias foram discutidas para serem colocadas em prática”, explicou Márcia, bióloga responsável.
O zoológico informou que o processo de transição se estenderá por até seis meses, quando Iuri poderá retornar definitivamente ao zoológico, ainda que seja em um ambiente só para ele. “Aos poucos, se adaptar à alimentação mais sólida, ou seja, com verduras, legumes cozidos, ração para primata e frutas diversas. Depois de adaptado, é levado para tentar fazer a readaptação à família, que leva um bom tempo para essa aproximação”, concluiu a bióloga.

Macaco-caranguejeiro

O Macaco-caranguejo é encontrados no sudeste da Ásia, da Birmânia às Filipinas e ao sul pela Indochina, Malásia e Indonésia. Eles possuem coloração acinzentada e o comprimento do corpo é de 40 a 47 cm. O peso médio para o sexo masculino é de 4,8 a 7 kg e 3 a 4 kg para o sexo feminino, que representa aproximadamente 69% do peso do sexo masculino médio. Essa espécie costuma viver em grupos constituídos por cerca de trinta membros. Eles são onívoros e exploram diversos tipos de alimentos diferentes.

Imagens: Complexo Ambiental Cyro Gevaerd/Divulgação.

Sair da versão mobile