O retorno dos procedimentos e cirurgias eletivas em Limeira (SP) foi anunciado em meados de outubro pelo secretário de Saúde, Vitor Santos, após longos meses atendendo apenas casos de urgência e emergência por conta da pandemia de covid-19. O que também segue com fila de espera na cidade são os exames, que sofreram adiamentos quando o foco estava voltado apenas no combate ao coronavírus. Atualmente, em torno de 2 mil exames de raio-x estão na fila de espera em Limeira.
O Rápido no Ar recebeu a reclamação de munícipes que estariam na fila à espera pelo exame para passar por retorno médico. “As pessoas estão buscando os pedidos de raio-x, para pagar por conta própria, mesmo sem ter condições, pois chega o dia de passar no médico e não tem o exame”, lamentou uma paciente.
A Secretaria de Saúde informou esta semana que pretende zerar a fila de espera do raio-x até o final deste ano. A partir de janeiro, deverá ser mantida somente a demanda mensal, de aproximadamente 800 exames. Casos pontuais podem ser reclamados para a Ouvidoria do SUS, pelo 156.