Ícone do site Rápido no Ar

Fifa confirma Mundial de Clubes para 2021

O torneio continuará com sete equipes, que competirão em dezembro do próximo ano, no Japão.

O anúncio surpreendeu porque a entidade máxima do futebol mundial tinha a meta de lançar um novo e ampliado formato para o Mundial a partir de 2021.

O plano inicial da Fifa era realizar neste ano a última edição do torneio no formato atual, com sete equipes, sendo seis campeões continentais mais um time representante do país-sede do Mundial.

A edição de 2020 foi adiada para fevereiro, no Catar, em razão da pandemia do novo coronavírus.

O atual formato vem perdendo atratividade a cada ano por conta do baixo nível técnico e da previsibilidade dos resultados.

Os clubes europeus venceram as últimas sete edições e levaram a melhor em 12 dos últimos 13 campeonatos – somente o Corinthians quebrou esta série, em 2012.

A Fifa, então, passou a elaborar um novo formato, que vinha sendo planejado para 2021.

O novo Mundial teria 24 clubes, com ao menos oito equipes europeias e seis sul-americanas. A ideia inicial era realizar a primeira edição da competição em junho de 2021, na China. A pandemia, contudo, acabou com os planos da entidade.

A covid-19 forçou o adiamento da Copa América e da Eurocopa para o meio do ano que vem, justamente o período em que a Fifa pretendia fazer o novo Mundial.

O presidente Gianni Infantino garante que o plano segue de pé, embora sem nova data para acontecer.

A pandemia e os consequentes adiamentos de competições internacionais podem forçar a Fifa a adiar o novo Mundial para 2025.

Isso porque o ano de 2022 terá a Copa do Mundo no Catar, entre novembro e dezembro, o que vai congestionar o calendário daquele ano.

Em 2023, a China, futura sede do Mundial de Clubes, vai receber a Copa da Ásia na mesma época. E ano de 2024 terá novas edições da Copa América e da Eurocopa.

teste
Sair da versão mobile