A Fiat consolidou sua posição de liderança no mercado automobilístico brasileiro ao término do primeiro semestre de 2024, registrando 220.457 unidades emplacadas e uma participação de mercado de 20,4%. A marca mantém a liderança há 42 meses consecutivos, correspondendo a três anos e meio no topo do ranking nacional.
Destaques de Vendas
A Fiat não apenas liderou em números gerais, mas também dominou vários segmentos. Nos primeiros seis meses do ano, a marca foi a número um em:
- Hatches: 71.888 unidades vendidas (23,4% de market share)
- Picapes: 80.839 unidades comercializadas (39% de participação de mercado)
- Vans: 11.342 emplacamentos (38,6% de segment share)
Crescimento no Segundo Trimestre
No segundo trimestre de 2024, a Fiat registrou 118.945 emplacamentos, alcançando 20% de participação de mercado. Os modelos Cronos e Toro tiveram um desempenho destacado:
- Cronos: Aumento de quase 60% nas vendas em comparação ao trimestre anterior.
- Toro: Crescimento de 27,1% no volume de vendas em relação aos primeiros três meses do ano.
Resultados de Junho
Em junho, a Fiat manteve a liderança com 38.163 emplacamentos e 18,9% de market share. A marca continuou dominando os segmentos de hatches (23,1% de market share), picapes (37% de participação de mercado) e vans (38,6% de market share).
Impacto da Falta de Peças e Perspectivas Futuras
Herlander Zola, vice-presidente sênior de Operações Comerciais da Stellantis no Brasil e de Veículos Comerciais Leves (LCV) para América do Sul, comentou sobre os desafios enfrentados devido à falta de peças provenientes do Rio Grande do Sul, impactado por uma catástrofe sem precedentes que afetou o sistema logístico de transporte e fornecimento de componentes. No entanto, a produção no Polo Automotivo de Betim foi normalizada, e a entrega de veículos à rede de concessionários foi restabelecida, o que deve melhorar ainda mais os números da marca nos próximos meses.
“Temos muito a comemorar em 2024, mas os resultados poderiam ter sido ainda melhores se não fosse o impacto da falta de peças vindas do Rio Grande do Sul. A empresa já normalizou a produção e restabeleceu a entrega dos veículos à rede de concessionários, o que deve melhorar ainda mais os números da marca nos próximos meses,” afirmou Zola.