A 19ª edição do Festival do Japão de Campinas acontece neste sábado e domingo, dias 7 e 8 de junho, no Instituto Cultural Nipo-Brasileiro da cidade. O evento, que já se tornou tradição, celebra os 130 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão e os 117 anos da imigração japonesa no país, com entrada gratuita e doação voluntária de 1 kg de alimento não perecível.
Com mais de 40 atrações culturais, oficinas e shows musicais, o festival integra o calendário oficial de turismo e cultura da cidade e conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, do governo estadual e de patrocinadores privados.
Shows e atrações culturais para todas as idades
A abertura oficial será no sábado, ao meio-dia, mas o público poderá acessar o espaço a partir das 10h. Entre os destaques da programação estão apresentações de artistas como Joe Hirata, Karen Ito, Rick Akio, Angelaisa Toyota e grupos de taiko, além das tradicionais danças folclóricas japonesas.
O concurso Garota Festival do Japão, que acontece às 19h de sábado, também promete atrair grande público. Oito candidatas disputarão a vaga para representar Campinas no Miss Nikkey Brasil.
Oficinas e artes marciais enriquecem a programação
Durante os dois dias, os visitantes poderão participar de oficinas de artes tradicionais como origami, shodô (caligrafia), ikebana, kirigami e mangá. Um dos destaques é a oficina de sashiko, bordado japonês, com a professora Lucila Imoto Freitas.
Demonstrações de artes marciais como judô, kendô, karatê e aiki-dô também fazem parte da programação, com ênfase na disciplina e valores dessas práticas orientais.
Gastronomia típica é atração à parte
A praça de alimentação reúne o melhor da culinária japonesa, com pratos como yakissoba, sushi, sashimi, tempurá, udon, gyoza, moti e dorayaki. Também estarão disponíveis pratos brasileiros e de outras culturas, com barracas comandadas por associações da comunidade nipo-brasileira de Campinas.

