O CultivArt Fest – Festival de Música de Americana promete movimentar a cena cultural da cidade com shows gratuitos nos dias 21 e 22 de novembro, no Centro de Cultura e Lazer (CCL). A primeira edição do evento terá como atrações principais os grupos Encontro de Batuqueiros, na sexta-feira, e Negritude Júnior, no sábado, além da apresentação de dez artistas locais que concorrem a prêmios com músicas autorais.
A abertura do festival, na sexta-feira (21), será com o Encontro de Batuqueiros, grupo de samba e pagode criado em Campinas. Reconhecido por manter vivas as tradições da música popular brasileira, o grupo se apresenta com repertório que inclui clássicos e composições próprias, levando ao palco a força das rodas de samba.
No sábado (22), quem comanda a festa é o consagrado grupo Negritude Júnior, formado em 1986 e conhecido nacionalmente por sucessos como “Cohab City”, “Tanajura” e “Que Dure para Sempre”. Com discos de ouro e platina na carreira, o grupo promete reviver grandes hits do samba romântico e contagiar o público.
Além das atrações principais, o CultivArt Fest vai revelar novos talentos da cidade. Dez compositores ou grupos locais com músicas autorais selecionadas via edital terão a oportunidade de se apresentar no palco do evento e concorrer a um prêmio de R$ 1 mil por proponente. As inscrições estão abertas para maiores de 18 anos e devem ser feitas pelo site da Prefeitura de Americana.
A proposta é estimular a produção autoral e fortalecer o intercâmbio cultural, incentivando a participação da população e a valorização da identidade musical local.
A realização do festival é uma parceria entre a Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, o Conselho Municipal de Cultura (Comcult) e a Associação NILEEC, com recursos do Fundo Municipal de Assistência à Cultura.
Para o secretário de Cultura e Turismo, Vinicius Ghizini, o evento marca um avanço importante nas políticas públicas de incentivo à cultura. “Transformar demandas da comunidade artística em ações concretas é nosso compromisso. O CultivArt Fest é uma resposta direta à necessidade de mais espaços para a produção musical local”, afirmou.

