Ícone do site Rápido no Ar

Festa do Vinho de Santana começa hoje em Piracicaba

O bairro de Santana realiza neste fim de semana, entre os dias 16 a 18 de junho, a 10ª Festa do Vinho. O evento, integrante do calendário oficial de eventos de Piracicaba desde 2010, celebra as tradições presentes na comunidade trentino-tirolesa presente na cidade há mais de um século, reunindo variada programação cultural, musical e gastronômica. A iniciativa é uma realização da Associação de Moradores de Santana e do Circolo Trentino di Piracicaba, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal por meio da SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e do Turismo). A entrada é gratuita, com estacionamento de veículos a R$ 15.

A Festa do Vinho segue com a fórmula de sucesso que tem atraído mais de de 15 a 20 mil visitantes anuais, de Piracicaba e outras cidades da região, nos últimos anos: um cardápio variado de comidas típicas e uma programação cultural e musical para todas as idades. “A Festa do Vinho chega em 2017 à sua 10ª edição. Uma data simbólica, que reforça a riqueza e a constante busca pela preservação da identidade, da história de uma comunidade que, assim como a vizinha Santa Olímpia, contribuiu e contribui de maneira inquestionável com a cultura e o turismo de nossa cidade”, disse a secretária municipal da Ação Cultural e do Turismo, Rosângela Camolese.

PUBLICIDADE

Produção vinícola: dos quintais às mesas
A produção vinícola dos bairros de Santana e Santa Olímpia é uma tradição trazida à bordo dos vapores que trouxeram as primeiras famílias para a região, entre o fim do século XIX e início do século XX. Produzir e consumir o próprio vinho é um costume passado de geração à geração, que em 2006 foi fortalecido com a criação da Coopervin.

Reunindo 24 cooperados das duas comunidades, a Coopervin produz hoje cerca de 20 mil litros da bebida, utilizando uvas das variedades Moscatel, Merlot, Cabernet Sauvignon e Bordeux, carro-chefe da produção. O plantio das parreiras é feita nos próprios quintais dos próprios integrantes da cooperativa, com plantações que variam de 500 a 2 mil pés por terreno. Além de plantação própria, outra parte da matéria-prima é trazida do Rio Grande do Sul. De acordo com Dirceu Vitti, integrante da cooperativa, cerca de três mil litros da bebida foram reservados especialmente para o evento, que reúne a participação de cerca de 350 voluntários, todos do bairro de Santana.

De acordo com a presidente do Circolo Trentino de Piracicaba, que organiza o evento junto à Associação de Moradores do Bairro de Santana, Dirce Gobette Vitti, a Festa do Vinho deste ano comemora os 140 anos da imigração trentina no Brasil e os 30 anos da fundação do Circolo em Piracicaba – com representações em todo mundo, a entidade reúne cerca de 120 sedes somente no Brasil. “Este é um evento em que procuramos acolher bem as pessoas, da maneira mais calorosa possível”, disse ela.

10ª Festa do Vinho de Santana – Programação
16/06 – Sexta-feira
20h – Abertura oficial com apresentação da Rainha e Embaixadora
21h – Grupos de Dança Típica
22h – Banda La Polline

Dia 17/06 – Sábado
18h – Missa
19h30 – Apresentação da Rainha e Embaixadora
20h – Grupos de Dança Típica
22h – Banda V4

Dia 18/06 – Domingo
9h30 – Missa
11h – Almoço com cardápio típico
14h – Apresentação de Rainha, Embaixadora e Grupos de Dança
15h – Banda Nostalgia

Cardápio:
Cuscuz, *Canederli, *Cucagna, Pastel, Batata Frita, *Grostoli, Crepe, Churrasco, Frango Assado, Queijo Provolone, Sorvete, Doces Diversos, Café, Capuccino, Chocolate Quente, Pães caseiros.
Bebidas: Vinho tinto (copo / garrafa), Chopp Cevada Pura, Refrigerante, *Sangria, Água, Suco de Uva e Laranja natural.

Almoço Domingo:
*Crautti, Arroz, Polenta, Carne de Panela com Batata, Saladas diversas, Farofa, Spaghetti, *Strangula Pretti, Maionese, Porpeta, Abacaxi.

Comidas Típicas:
Canederli – Sopa típica Trentina com bolas feitas de pão e cozidas em um caldo de frango. Ingredientes: Pão, linguiça, Ovo, farinha de trigo, sal.
Cucagna – Polenta, lingüiça, ovos, bacalhau e queijo.
Grostolli – Popular no Trentino (Norte da Itália), na Áustria e Suíça. Ingredientes: farinha de trigo, leite manteiga, açúcar, ovos, fermento, sal. Cobertura: pulveriza com açúcar e canela a gosto.
Crautti – Prato tradicional Trentino, existem várias receitas regionais com diferentes ingredientes. Esta, em especial, é uma forma popular da região de Meano. Ingredientes: repolho curtido regofado, pimenta, sal, costelinha de porco defumada, bacon, calabresa.
Strangula Pretti – Quer dizer “engasga Padre”, era o prato principal servido aos padres antigamente. Ingrediente: Massa => Farinha de trigo, sal a gosto, leite, ovos, chicória (espinafre). Molho => azeite, molho de tomate, cebola, carne moída ou linguiça.

Sangria – Batida com poupa de fruta, vinho, gelo e leite condensado.

Como chegar:

Rodovias de acesso:

Rodovia Luiz de Queiroz (SP304): São Paulo, Campinas, Americana, São Pedro

Rodovia do Açúcar (SP308): Capivari, Salto, Itu

Rodovia Piracicaba-Limeira (SP147): Limeira

Rodovia Piracicaba-Rio Claro (SP127): Rio Claro

Rodovia Hermínio Petrim (SP308): Charqueada, Ipeúna, Araras, São Carlos

Sair da versão mobile