A “Festa da Coxinha” de 2023 foi oficialmente lançada hoje (4) no Parque Cidade, Limeira, com a presença de expositores, representantes das entidades participantes, membros do júri de receitas, autoridades e imprensa. O evento, agora em sua terceira edição, é organizado pela Prefeitura de Limeira, através da Secretaria de Cultura, com apoio de todas as secretarias municipais. As expectativas são altas.
O prefeito Mario Botion expressou orgulho em presenciar o nascimento de um evento tão significativo durante sua administração, atraindo famílias para celebrar o aniversário da cidade. “A ‘Festa da Coxinha’ é de Limeira; nós a criamos e já se tornou uma tradição. Não temos dúvidas de que este ano será ainda melhor”, disse o prefeito.
O idealizador do evento, Secretário de Cultura José Farid Zaine, compartilhou o mesmo entusiasmo. “A magnitude que este festival alcançou é muito especial para nós. Não há nada mais gratificante do que ver nossa comunidade desfrutando da nossa ‘Festa da Coxinha’. O evento é supervisionado pelo Diretor de Infraestrutura e Eventos, Evandro Leite da Silva”, afirmou. Farid também destacou a parceria entre a Prefeitura, Sesc e Sicomércio, que possibilitou trazer o artista reconhecido nacionalmente, Paulo Miklos, ex-integrante da banda Titãs, para o evento.
Roberta Botion, primeira-dama e presidente do Fundo Social de Limeira, anunciou: “O Fundo Social está sempre atento às necessidades das entidades. Portanto, 10% da receita do evento serão destinados às nossas entidades assistenciais.”
“A coxinha é uma paixão, então a ideia deste festival foi aprovada pelo público. Sem mencionar o impulso à economia local”, disse a vice-prefeita Erika Tank.
O evento contou com a presença de várias autoridades, incluindo Botion, Farid, a vereadora Lu Bogo, Roberta Botion, Erika Tank e representantes das entidades participantes do festival.
EXPOSITORES
Muitos dos expositores mostraram ansiosamente seu trabalho. O festival apresenta 30 receitas, doces e salgadas. Silvia Camargo, participante de três edições, está otimista com sua coxinha de morango, a mais vendida no ano passado. “O festival promove o trabalho dos expositores. No meu caso, oferecer uma receita doce entre opções principalmente salgadas é interessante. Todos daremos o nosso melhor”, disse.
Fabiana Moran, conhecida por sua coxinha de frango com catupiry genuíno, também está participando pela terceira vez. Este ano, ela introduz uma nova coxinha de camarão com catupiry genuíno. “O festival está elegante, com muitas pessoas boas, todas preparadas para receber o grande público esperado”, observou.
A “Festa da Coxinha” acontecerá nos dias 14, 15, 16 e 17 de setembro. O evento começa às 18h no primeiro dia e ao meio-dia nos dias subsequentes. Mais de 30 atrações estão confirmadas, incluindo o ex-membro dos Titãs, Paulo Miklos, e o saxofonista Derico, que tocou por muito tempo no programa do Jô Soares. A programação completa pode ser encontrada aqui.