Ícone do site Rápido no Ar

Fernando Diniz diz que seu objetivo na seleção e dar alegria aos torcedores

Rodrigo Ferreira/CBF

Escolhido para dirigir a Seleção Brasileira, o técnico Fernando Diniz foi apresentado oficialmente pela CBF, na sede da entidade, no Rio.

Antes de dar início à entrevista coletiva, o treinador recebeu as boas-vindas do presidente Ednaldo Rodrigues, que o elogiou pelo estilo de jogo e pela maneira como enxerga o futebol. Rodrigues agradeceu o presidente do Fluminense, Mario Bittencourt, pela liberação do treinador.

A estreia de Diniz à beira do campo está prevista para setembro, nos dois compromissos iniciais da seleção pelas Eliminatórias do Mundial de 2026: nos dias 4 e 12, respectivamente, contra Bolívia, em local a definir, e Peru, em Lima. Em agosto, o técnico vai anunciar a sua primeira lista de convocados. Neste período, ele continuará trabalhando no Fluminense.

Fernando Diniz disse que comandar a Seleção Brasileira sempre foi “um sonho”. “É uma mistura de alegria e honra poder estar aqui e ser escolhido e convocado para esta missão de treinar a Seleção Brasileira. É um sonho que se realiza. Eu pretendo, como fiz em todos os lugares, servir bem o futebol na Seleção Brasileira”, disse.

Sobre a forma de jogar, Diniz foi enfático. “Meu estilo de jogo todos vocês conhecem. Vou tentar reproduzir aqui o que me trouxe aqui. O que terei é a melhor matéria-prima do mundo, com jogadores renomados. O futebol é a minha vida. Eu costumo dizer que o futebol é a vida em movimento. Vou fazer o meu melhor para trazer muita alegria aos torcedores brasileiros e ao futebol como um todo.”

Fernando Diniz é psicólogo, tem 49 anos e nasceu na cidade de Patos de Minas (MG). Começou a carreira no futebol como jogador do Juventus da Moóca. Meio-campista, passou por vários clubes de ponta, como Palmeiras, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Cruzeiro e Santos.

Foi campeão paulista pelo Palmeiras em 1996 e pelo Corinthians, em 1997. Ganhou o Campeonato Carioca em 2002 pelo Fluminense e faturou o Mineiro com o Cruzeiro em 2004.

Sua trajetória como treinador teve início em 2009, quando comandou o Votoraty/SP, conquistando logo no primeiro ano os títulos da Série A3 do Estadual e da Copa Paulista. Depois, dirigiu, vários clubes, como Botafogo-SP, Atlético Sorocaba, Audax, Paraná, Oeste e Guarani.

Em janeiro de 2018, teve a oportunidade de treinar o Athletico-PR, de onde migrou para Fluminense, São Paulo, Santos, Vasco e, de novo, Fluminense. Neste ano, conquistou pelo Tricolor das Laranjeiras os títulos da Taça Guanabara e do Estadual

teste
Sair da versão mobile