O apresentador Fausto Silva, de 75 anos, passou por dois novos transplantes no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. De acordo com boletim médico, ele foi submetido a um transplante de fígado na quarta-feira (6) e a um retransplante renal na quinta-feira (7).
Os dois órgãos foram doados por um mesmo doador, considerado compatível pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo. A equipe médica decidiu realizar os dois procedimentos em sequência, como parte do plano de reabilitação de Faustão.
Faustão está internado desde maio
Fausto Silva está internado desde o dia 21 de maio, tratando uma infecção bacteriana grave com sepse. Desde então, passou por uma série de cuidados clínicos e nutricionais para estabilizar seu estado de saúde.
Segundo os médicos, o retransplante de rim já estava previsto há um ano e, com a compatibilidade confirmada, foi possível fazer o procedimento junto ao transplante de fígado.
Histórico de saúde delicado
Em agosto de 2023, Faustão já havia passado por um transplante de coração, após enfrentar um quadro de insuficiência cardíaca. Em fevereiro de 2024, ele foi internado novamente, dessa vez para realizar seu primeiro transplante de rim, pois os rins já estavam comprometidos desde o primeiro procedimento.
Agora, pouco mais de um ano depois do transplante cardíaco, ele precisou repetir o transplante renal.
“Se eu mereci voltar, tenho que honrar”
Em entrevista ao programa Fantástico, em agosto de 2024, Faustão falou abertamente sobre sua recuperação e o significado de ter recebido tantos órgãos:
“Você recebe uma bênção dessas e pensa: se eu mereci voltar, tenho uma responsabilidade. Tenho que pensar no legado”, afirmou na época.

