A Farmácia de Todos atendeu 1.981 pessoas até o dia 31 de dezembro de 2021. O banco de medicamentos que funciona em uma sala dentro das dependências da Faculdades Integradas Maria Imaculada (FIMI), no Centro, em Mogi Guaçu (SP), registrou números positivos desde o início das atividades na cidade, em outubro do ano passado.
Neste período, 8.685 medicamentos foram doados e 4.920 foram entregues para população. A Farmácia de Todos conta com 4.445 medicamentos cadastrados, sendo que 209 doadores contribuíram com o banco de medicamentos.
A unidade tem como objetivo arrecadar medicamentos doados para distribuição gratuita à população guaçuana, especialmente aos idosos em situação de vulnerabilidade social. A Secretaria Municipal de Saúde é a responsável pelo gerenciamento da Farmácia de Todos.
A unidade foi instituída por meio da Lei Municipal nº 5.476/2021, de autoria do vereador Natalino Tony Silva, e implementada por meio de parceria entre a Prefeitura, a Câmara Municipal, a Faculdade Municipal Professor Franco Montoro e as Faculdades Integradas Maria Imaculada (FIMI).
A Farmácia de Todos funciona de segunda à sexta-feira no período das 8h às 11h30 e das 12h30 às 17h, sendo que na sexta-feira o encerramento acontece uma hora mais cedo, às 16h. O interessado deve fazer um cadastro no local e, por isso, a orientação é que leve comprovante de endereço e documentos pessoais. Os medicamentos só são disponibilizados aos moradores de Mogi Guaçu e com receita médica.
A unidade, além do fornecimento, recebe doações. Medicamentos em comprimidos, mesmo que sejam sobras na cartela, poderão ser doados, mas deverão estar na embalagem original, a fim de que a data de validade seja verificada.