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Familiar reclama de demora para suplementação a idosa internada na Medical/Hapvida; hospital justifica

A neta de uma paciente de 78 anos internada no hospital Medical/Hapvida recorreu às redes sociais para denunciar a situação da alimentação da idosa, que depende de sondas.

De acordo com a mulher, a avó deu entrada no hospital na madrugada de sábado para domingo. A dieta foi prescrita na segunda-feira (31) por volta das 10h e, segundo a neta, a suplementação só foi dada à paciente por volta das 20h.

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A neta explica que a avó se alimenta apenas por sonda nasoenteral, com a dieta, água e medicamentos, e que a paciente pesa, atualmente, 27 quilos. E que a justificativa da demora dada à família era que o suplemento seria preparado. No entanto, a neta afirmou que o produto já vem pronto.

Questionada sobre a situação, a assessoria do hospital enviou a seguinte nota, da qual o nome da paciente será preservado:

“A companhia tem oferecido todos os recursos possíveis para a paciente, que hoje [terça, 1º] se encontra em estado grave. Vale ressaltar que o estado de saúde dos pacientes é dinâmico e as prescrições são revistas, quando necessário. No caso desta paciente, caso haja possibilidade de alimentação, deve ser feita por meio de sonda, devido ao risco de broncoaspiração. No momento, a paciente não tem condição de receber alimentação. Ela se encontra em dieta “zero”. A empresa informa que o bem-estar dos pacientes é uma premissa e que demanda esforços para que seja dado o melhor atendimento a paciente, estando à disposição dos familiares para eventuais dúvidas”.

De acordo com a neta da paciente, a necessidade era justamente que a alimentação por sonda fosse prescrita e oferecida, já que a idosa só se alimenta desta maneira.

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