Ícone do site Rápido no Ar

Falta de estatística dificulta acesso a políticas públicas, aponta advogada limeirense em livro sobre o direito da pessoa com deficiência

Foto: Roxane Regly

Autora do livro “Inclusão da pessoa com deficiência – Uma análise sob a ótica dos direitos fundamentais”, a advogada Carolina Pontes esteve no programa Conexão no Ar nesta quarta-feira (8) para falar sobre o tema de seu livro. Ela fala sobre a necessidade de desenvolver acessibilidade e autonomia para conseguir de fato a inclusão do deficiente nos mais diversos setores da sociedade.

“A pessoa com deficiência ainda é invisível, pois não temos uma estatística, políticas para encontrar essas pessoas”, diz a advogada. Carolina ressalta que desde a falta de dados estatísticos até o diagnóstico demorado de algumas deficiências intelectuais aumentam as dificuldades na inclusão.

ADVERTISEMENT

Em seu livro, ela aborda os aspectos do Estatuto da Pessoa com Deficiência, de forma a trazer à sociedade a responsabilidade de derrubar as barreiras ainda existentes. “Temos uma dificuldade muito grande de pessoas preparadas para a adoção dessas políticas”, destaca. “Mas a pessoa com deficiência tem, inclusive, o direito ao acesso à Justiça. Para isso temos o brilhante trabalho da Promotoria Pública e do Ministério Público”, ressalta.

O livro “Inclusão da pessoa com deficiência – Uma análise sob a ótica dos direitos fundamentais” está disponível para venda no site da Editora Thoth:  https://editorathoth.com.br/produto/inclusao-da-pessoa-com-deficiencia-uma-analise-sob-a-otica-dos-direitos-fundamentais/293

Sair da versão mobile