Um alerta de emergência hídrica foi emitido pelo Consórcio PCJ às cidades que pertencem às bacias hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, a respeito da intensificação da estiagem em toda a região. Diante disso, a BRK, concessionária responsável pelo abastecimento em Limeira (SP), já colocou em prática um Plano de Contingência para se antecipar à possibilidade do quadro se agravar na cidade.
De acordo com a BRK, Limeira, assim como toda a região, vivencia uma estiagem antecipada neste ano, com a falta de chuvas em quantidade suficiente, conforme já havia sido alertado em reportagem do Rápido no Ar pelo professor de Hidrologia da Unicamp, Hiroshi Yoshizane. Em fevereiro, Hiroshi adiantou a possibilidade de uma nova crise hídrica como em 2014.
“A BRK informa que já colocou em prática no município um Plano de Contingência com objetivo de se antecipar com ações que têm papel fundamental num possível agravamento da disponibilidade hídrica durante os meses mais secos do ano. São ações que vão desde a substituição de redes e combate a vazamentos até investimentos na ampliação da reserva de água tratada e adoção de novos processos para a garantia da qualidade da água distribuída à população”, informa a concessionária.
Limeira, assim como todos os demais municípios da região que pertencem às bacias hidrográficas PCJ, seguem o estado de alerta emitido pelo Consórcio Intermunicipal diante da intensificação da estiagem que, de acordo com o documento, vem se apresentando bastante severa e refletindo diretamente no comportamento dos mananciais.
“Apesar do baixo volume de chuvas dos primeiros meses do ano e do alto consumo de água registrado na cidade, o abastecimento ainda ocorre com regularidade, mas a redução antecipada dos níveis dos mananciais de captação – Rio Jaguari e Ribeirão Pinhal – pode agravar tais condições”, alerta a BRK. Atualmente, a vazão do Rio Jaguari está em 5,0 m³/s. Já o Ribeirão Pinhal tem sua reservação na represa Salto do Lobo em 76%. A vazão média de captação está em 0,80 m³/s.
AÇÕES CONCRETAS
De acordo com nota oficial da BRK, a concessionária vem divulgando o tema desde o início do ano e tem reforçado sua campanha de conscientização procurando incentivar o uso mais eficiente e consciente da água.
E ainda, a empresa lançou em maio a campanha “Jogando junto pela água”, com o objetivo de reforçar os hábitos de consumo equilibrados e reforçar a importância da mobilização dos moradores com relação ao tema. A campanha contará com ações nas redes sociais, na mídia local e também será realizada pelos funcionários da concessionária que percorrem as ruas.