Durante visita ao município de Cordeirópolis (SP), nesta terça-feira (22), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, comentou com exclusividade ao Rápido no Ar a situação envolvendo a área do Horto Florestal de Limeira (SP), atualmente no centro de um impasse entre a prefeitura e o governo federal.
O terreno, com cerca de 600 hectares, pode ser transferido ao INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) para fins de assentamento. A possibilidade preocupa a administração municipal, já que parte da área é considerada essencial para a expansão do aterro sanitário da cidade.
“É uma área imprópria para assentamento, inclusive contaminada, e que desde sempre foi planejada para o aterro sanitário. Se não for utilizada assim, Limeira vai enfrentar um grande problema com transporte de lixo e altos custos para o município”, afirmou o governador.
Tarcísio também disse que a questão já está sendo tratada na Justiça e que espera que o caso seja conduzido da melhor forma possível pelo Judiciário.
Além do tema do Horto, o governador confirmou durante a visita a construção de um hospital regional com 400 leitos para a região de Campinas (SP), que contará com o apoio da Unicamp e será construído em uma área de 20 mil metros quadrados. A previsão é de que o projeto seja contratado ainda neste semestre.

