Ícone do site Rápido no Ar

Exames em hospital alemão apontam que opositor russo foi envenenado

Médicos alemães responsáveis pelo tratamento do ativista Alexei Navalni confirmaram, nesta segunda-feira (24), que o opositor do presidente Vladimir Putin foi envenenado por uma substância que atua no sistema nervoso.

“Os achados clínicos indicam intoxicação por uma substância do grupo dos inibidores da colinesterase”, diz o comunicado divulgado pelo Hospital da Charité, onde Navalni foi transferido no sábado (22).

De acordo com a Reuters, os inibidores da colinterase são drogas que podem aumentar a comunicação entre as células nervosas no cérebro. Geralmente são usados para melhorar temporariamente ou estabilizar os sintomas de pessoas com doenças cognitivas, mas em alguns casos, podem ser tóxicos para o organismo humano. Os principais efeitos colaterais são: vômitos, dores de cabeça e alucinações.

Segundo o hospital, “o efeito do veneno foi confirmado por vários testes em laboratórios independentes”. O diagnóstico contraria a versão apresentada pelos médicos russos, segundo a qual não havia vestígios de substâncias tóxicas nos exames feitos no ativista durante o atendimento na Rússia.

O documento divulgado pelo hospital acrescentou que Navalni continua em coma induzido não corre risco de morte, mas que a substâncias pode deixar sequelas em seu corpo, particularmente em seu sistema nervoso.

Nesta segunda-feira, quando o envenenamento ainda era uma suspeita, a Alemanha ofereceu um reforço à segurança pessoal de Navalni, mencionando o histórico recente da Rússia com casos semelhantes de opositores de Putin que foram intoxicados.

O tratamento fora da Rússia foi uma possibilidade oferecida por Angela Merkel e pelo presidente francês Emmanuel Macron, como um pedido de representantes da Comissão Europeia.

Os médicos responsáveis pelo tratamento, permanecem em contato com a esposa de Alexei Navalny, que permitiu que os detalhes do estado de saúde do marido fossem publicados.

Confira detalhes do ocorrido: https://rapidonoar.com.br/opositor-russo-alexei-navalni-esta-na-uti-em-coma-com-sintomas-de-envenenamento

teste
Sair da versão mobile