Ícone do site Rápido no Ar

Etecs e Fatecs produzem mais de 1,5 tonelada de álcool em gel

Unidades do Centro Paula Souza em diversas regiões do Estado estão indo além da formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho e organizam ações solidárias para ajudar e enfrentar a crise do coronavírus. As iniciativas ocorrem em várias frentes, de acordo com os cursos e especialidades de cada uma delas.

No total, Etecs e Fatecs já produziram mais de 1,5 tonelada de álcool em gel e 120 litros de material de limpeza para hospitais, casas de repouso e entidades sociais. Estão sendo produzidos mais 800 quilos de álcool e 150 litros de sabão líquido para serem doados nos próximos dias.

Na Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Jaboticabal, localizada na Região de Ribeirão Preto, por exemplo, professores dos cursos superiores tecnológicos de Biocombustíveis e Gestão Ambiental, com auxílio de funcionários da unidade, produziram 1,2 mil litros de álcool 70% líquido.

“Aproveitamos o bom relacionamento que temos com a comunidade local para montar uma rede de solidariedade”, afirma o diretor da Fatec, Leonardo Madaleno. “Conseguimos estimular diversos atores, que ajudam de diferentes maneiras, de acordo com suas possibilidades.”

Duas usinas sucroalcooleiras doaram insumos, uma fábrica de refrigerantes cedeu embalagens, uma gráfica é responsável pelos rótulos e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) cuida do transporte do material, que será encaminhado para as secretarias de saúde de Jaboticabal e da vizinha Guariba. A família de Nilo de Stéfani, patrono da unidade, financiou parte dos insumos.

Nesta semana, a unidade recebeu um espessante que permitirá que a Fatec também produza álcool em gel 70%.


Substância que já está sendo fabricada em Jundiaí, onde quatro professores do curso técnico de Química da Escola Técnica Estadual (Etec) Benedito Storani aproveitaram a estrutura da unidade para produzir cerca de 50 quilos.

“Estamos aguardando a chegada de mais insumos para darmos continuidade à produção”, revela a diretora da Etec, Fabiana Moraes. A produção vai beneficiar a Fundação Municipal de Ação Social (Fumas) e o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo.

Também contribuem com a produção as Etecs Conselheiro Antonio Prado (Campinas), Prof. Adhemar Batista Heméritas (Capital), Parque Belém (Capital), Profª Carmelina Barbosa (Dracena), Amin Jundi (Osvaldo Cruz), e a Fatec Capão Bonito.

teste
Sair da versão mobile